Em solenidade do Dia dos Bombeiros, corporação reconhece papel histórico da ALEMS

Imagem: Plenário da ALEMS ficou lotado durante solenidade que prestou homenagem aos bombeiros com entrega de medalhas
Plenário da ALEMS ficou lotado durante solenidade que prestou homenagem aos bombeiros com entrega de medalhas
29/06/2022 - 16:43 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guimarães


Deputado Professor Rinaldo presidiu a sessão solene

“Graças à vanguarda desta Casa de Leis, nosso Estado foi um dos primeiros a ter um Corpo de Bombeiros Militar autônomo”, afirmou, emocionado, o coronel Carlos José Roledo, que falou em nome dos homenageados em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Durante o evento, que lotou o plenário Deputado Júlio Maia, 18 bombeiros da corporação receberam a medalha “Homem do Fogo”, instituída pelo Decreto 11.657/2004. A sessão foi proposta pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Casa de Leis, e realizada em conjunto com o coronel Hugo Djan Leite, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.


Coronel Hugo Djan Leite, comandante do Corpo de Bombeiros 

Conduzida pelo deputado Professor Rinaldo (Podemos), que representou o presidente da ALEMS, a sessão foi marcada pela emoção dos homenageados e outros participantes, que frisaram a importância do trabalho dos bombeiros e o apoio dado à corporação pelo Parlamento estadual. Além do Professor Rinaldo e do  coronel Hugo Djan Leite, compuseram a mesa de autoridades o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e o subcomandante-geral Artêmison Monteiro de Barros. 

Em seu discurso, o coronel Hugo Djan Leite enfatizou o trabalho prestado pelos bombeiros à população. “A sociedade não precisa de ninguém além do Corpo de Bombeiros dentro daquilo que integra a nossa missão. E isso nós devemos aos tantos homens e mulheres que vestem esta farda. Ser bombeiro não é uma profissão, mas sim uma filosofia, em que você promete dar a sua vida para salvar a vida de outras pessoas. Obrigado a todos”, discursou o coronel no início da cerimônia.

Os presentes e todos que acompanharam o evento pelos canais de comunicação da Casa de Leis puderam prestigiar, antes da entrega da honraria, a exibição de um vídeo da TV ALEMS sobre o Dia do Bombeiro e a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, que tocou músicas regionais.

Assembleia, vanguarda


Coronel Carlos José Roledo falou em nome dos homenageados

Emocionado, o coronel Carlos José Roledo, um dos pioneiros do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, discursou em nome dos homenageados. Ele lembrou que, após a Constituição Federal de 1988, os estados brasileiros iniciaram o processo de elaboração de suas constituições. Os bombeiros de todo o país reivindicam autonomia da corporação, então vinculada à Polícia Militar. Quando a nova Constituição de Mato Grosso do Sul foi promulgada em 1989, essa reivindicação havia sido contemplada, segundo informou o coronel.

“Mato Grosso do Sul e o estado do Pará foram os primeiros a desvincular o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Isso mostra a vanguarda desta Casa de Lei”, disse com a voz embargada. “Nossa corporação se tornou modelo ao país com apoio desta Casa. Há dois anos, comemoramos nosso cinquentenário e vimos o quanto crescemos. Agradeço minha corporação pela oportunidade de servir nossa população. Agradeço também à Assembleia Legislativa, que sempre acolheu os nossos anseios”, acrescentou.

Homenageados


Medalha "Homem do Fogo”, entregue aos homenageados 

Receberam a honraria os seguintes bombeiros: coronel Freud Jacques Teixeira, coronel Carlos José Roledo, coronel José Antonio Pereira dos Santos, major Ronaldo Severino Ferreira, capitão Nay da Rosa, 1º tenente Paulo Miguel do Nascimento, 2º tenente Ramão Araújo Ferreira, subtenente José da Silva Filho, subtenente Antoninho Fretes do Amaral, 1º sargento Antonio Mendes, 1º sargento João Pereira da Silva, 2º sargento Antonio Correia da Silva, 3º sargento Augusto Cardoso da Silva, 3º sargento Fernandes de Amorim Constantino, 3º sargento Manuel Assunção Pereira da Silva, 3º sargento Arlindo Correa da Silva, cabo Alcidio Cordeiro Guedes e o 1º sargento Luiz Carlos da Silva Pereira.

Exposição de materiais

A sessão solene, que é alusiva ao Dia do Bombeiro Brasileiro, faz parte das ações da Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico. Como parte da programação, o Corpo de Bombeiros também expõe, desde segunda-feira (27), materiais da corporação no saguão da Casa de Leis. Entre os materiais, que foram retirados nesta quarta-feira, havia, por exemplo, equipamento de mergulho, desencarcerador, equipamento de proteção individual (IPI) de incêndio e para combate de incêndio florestal.

Confira abaixo vídeo da TV ALEMS sobre a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.