Você acompanha quem elegeu? Comunicação da ALEMS divulga ações parlamentares

Imagem: Acompanhe os eventos ao vivo pelos canais digitais oficiais da ALEMS
Acompanhe os eventos ao vivo pelos canais digitais oficiais da ALEMS
22/07/2022 - 08:06 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

A cada quatro anos a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebe os eleitos pelo povo para a continuidade das ações parlamentares em prol da melhoria de toda uma sociedade. A partir de então, cada um(a) dos(as) 24 deputados(as) estaduais são acompanhado(as) pela Comunicação Institucional, que proporciona a transparência de tudo o que é realizado no (e em prol do) Parlamento. Na 11ª Legislatura, o Site Oficial da ALEMS completa 20 anos nesta missão pelo www.al.ms.gov.br.

A partir do portal é possível acompanhar as notícias produzidas pela Gerência de Site e Mídias Sociais, com média de 20 textos exclusivos e mais de 40 fotos em dias de sessões e eventos. São 1,1 mil acessos diários, em média, de pessoas conferindo o que é publicado, muitos deles jornalistas que replicam o material para todo o estado e país.

No portal, também é possível acompanhar o que acontece na Casa de Leis ao vivo pela Rádio ALEMS e pela TV ALEMS, bem como a cobertura de reuniões, sessões solenes e audiências públicas e outras atividades. Estão disponíveis, ainda, materiais especiais com diversos temas de interesse público, livros digitais, a Constituição Estadual comentada e páginas multimídias, como a que reuniu a cobertura do 1º Fórum da Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico - acesse aqui


O mais recente material especial é a página multimídia pelo meio ambiente

O mais recente material especial foi o ALEMS Sustentável, alusivo ao mês de junho em que se comemorou o Dia do Meio Ambiente. A página multimídia reuniu toda legislação feita em prol do tema ao longo dos 44 anos de existência da Assembleia Legislativa, assim como os demais trabalhos realizados em 2022 por meio das Frentes Parlamentares e Comissões Permanentes. O conteúdo ainda divulga dicas ambientais, falas de especialistas, guias de consumo consciente, fotos das belezas do estado e muito mais – acesse aqui.

ALEMS no Combate ao Coronavírus, outro material especial, reuniu 10 edições informativas sobre o que os parlamentares fizeram em prol do combate à pandemia, com respeito à ciência e à saúde, em todas as dimensões da vida dos sul-mato-grossenses. Criada em abril de 2020, a página já obteve 4,1 mil acessos – veja aqui. É possível ainda acompanhar o que é feito no âmbito do Legislativo, não só sobre este, mas outros temas, assinando a Newsletter Ação ALEMS, que reúne semanalmente um balanço do que aconteceu de mais importante, além do resumo das votações. Até 29 de junho de 2022, quase 1,5 mil pessoas recebem o material a cada semana. 

A ALEMS ainda está presente em sete mídias sociais, com a divulgação das atividades parlamentares nos mais diferentes formatos, aos mais diferentes públicos: Facebook, Flickr, Twitter, Instagram, Spotify e WhatsApp, canais geridos pela Gerência de Site e Mídias Sociais. O YouTube é gerido pela Gerência de TV e Rádio ALEMS. Toda a divulgação é feita de forma orgânica, ou seja, sem impulsionamentos com uso de recursos públicos. O perfil no Instagram conta, até o fim de junho de 2022, com 8.803 seguidores. Já no Facebook, 7,6 mil seguidores acompanham e interagem com a Casa de Leis.

Ainda é possível receber os materiais parlamentares pelo WhatsApp Institucional da Casa, que hoje conta com 1.372 contatos, com 22 listas de transmissões nichadas, para que você receba apenas material do seu interesse. Cadastre-se você também, salvando o número do WhatsApp (+55 67 3389-6393) em sua lista de contato e nos enviando seu nome e de onde você é. Todos os números apresentados têm aumentando gradativamente.

No portal ainda é possível acessar os demais links de acesso à tramitação de projetos, legislação estadual, Diário Oficial do Legislativo, lista de autoridades e o Portal da Transparência com inúmeros ícones para acompanhar o trabalho do Legislativo. 

*Colaboraram Fabiana Silveste e Osvaldo Júnior.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.