MS poderá instituir campanha de prevenção a doenças vasculares

Imagem: Projeto começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Projeto começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
07/07/2022 - 16:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guirmarães/Arquivo ALEMS

Mato Grosso do Sul poderá instituir campanha de conscientização sobre as doenças vasculares, como pressão arterial e colesterol altos, diabetes, entre outras. É o que prevê o Projeto de Lei 199/2022. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a saúde vascular em todo o Estado, a proposta cria o “Agosto Azul e Vermelho”.

De acordo com o projeto, durante o mês de agosto será realizada campanha sobre o controle e diagnóstico das enfermidades cardiovasculares, formas de prevenção, fatores de riscos, causas de desenvolvimento e outras informações relevantes.

Na justificativa do projeto, dado aponta que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças vasculares representam a principal causa de morte no mundo, sendo a prevenção extremamente importante para que seja modificado de doenças graves, amputações e mortes em consequência de problemas circulatórios em Mato Grosso do Sul. 

O projeto em tramitação seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Casa de Leis. Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, será votado nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

*Texto alterado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.