Projeto do deputado Lucas de Lima institui Dia do Catador de Materiais Recicláveis no MS
Foi protocolado nesta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa (ALEMS), o Projeto de Lei 209/2022, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que institui o Dia Estadual do Catador e Catadora de Materiais Recicláveis do Estado do Mato Grosso do Sul.
O objetivo é reconhecer a importância ambiental da atividade dos catadores, uma vez que a atuação da classe é responsável por aumentar os níveis de coleta seletiva e deflagar o processo de reaproveitamento e reciclagem de produtos descartados.
A data escolhida, 7 de junho, corresponde ao dia da fundação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Conforme números informados na justificativa, existem aproximadamente 600 mil catadores.
“Em atividade desde os anos 50, os catadores de materiais recicláveis sempre foram excluídos do resto da sociedade, além de serem por vezes, explorados por grandes empresas de reciclagem. A vida real dos Catadores de Materiais Recicláveis tem-se caracterizado pela luta por reconhecimento e valorização desta importante estratégia de sustentabilidade”, justificou o deputado.