"Valorizar e passar tempo de qualidade é ser um bom pai", diz psicólogo

Imagem: Concentrados e emocionados, os servidores assistiram a palestra do psicólogo Angelo Motti, sobre o tema “O que faz de você Bom Pai?”
Concentrados e emocionados, os servidores assistiram a palestra do psicólogo Angelo Motti, sobre o tema “O que faz de você Bom Pai?”
12/08/2022 - 12:00 Por: Gabriela Rufino   Foto: Wagner Guimarães

O Sextou na ALEMS, realizado nesta manhã (12), foi um evento especial, alusivo ao Dia dos Pais. Concentrados e emocionados, os servidores assistiram a palestra do psicólogo Angelo Motti, sobre o tema “O que faz de você Bom Pai?”. 

O psicólogo citou vários pontos relacionados à paternidade, entre eles, o “Pai Ideal”. “É impossível ser um pai perfeito, pois a perfeição não existe, o ideal é buscar ser o melhor todos dias, esse é um dos segredos para ser um bom pai”, explicou Angelo Motti.

“O papel do pai é ser presente na vida da criança, por meio disso você se torna o homem mais gigante do mundo para seu filho, quando ele(a) tornar-se adolescente, vai começar a ver que o que tinha desenhado do pai, não é bem aquilo que sonhava”, comentou.

Angelo Motti também orientou que é preciso ter regras para podermos ditar as regras. “As crianças irão explorar seus limites e descobrirão as fronteiras e irão querer ultrapassá-las. Também é importante acreditar neles para que possam desenvolver sua autoestima e confiaram em si mesmos”, destacou.

“Também é necessário demonstrar a valorização, passar tempo de qualidade e escutar o que eles têm a dizer, e ainda dar importância as suas histórias, gostos e desejos e sempre encorajá-los a correrem atrás do que mais almejam na vida”, conclui.

Ao concluir sua palestra, Angelo Motti deixou uma reflexão ao público. “É preciso ser um menino para ser um bom pai, pois os donos do mundo são as crianças, aqueles que tem dentro de si a prospecção de vida, pois tem dentro de si o maior tempo de vida. Nós tomamos emprestados dos nossos filhos o mundo e vamos entregar melhor do que nossos pais nos entregaram ou pior? Essa é uma boa pergunta, para responder nossa pergunta”, finalizou. 

O Sextou na ALEMS é um programa da Escola do Legislativo Ramez Tebet, que nesta edição especial sorteou diversos brindes aos servidores pais presentes no evento. Confira no canal oficial do YouTube da TV Assembleia de Mato Grosso do Sul esta e outras edições do programa.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.