Podcast da ALEMS fala sobre sítios arqueológicos com arte rupestre em MS

Imagem: No Estado, existem 743 sítios arqueológicos já catalogados, sendo que 80 possuem arte rupestre
No Estado, existem 743 sítios arqueológicos já catalogados, sendo que 80 possuem arte rupestre
18/08/2022 - 12:00 Por: Aline Kraemer   Foto: Kleber Clajus

Mato Grosso do Sul, especialmente em sua região Norte, possui sítios arqueológicos com arte rupestre que oferecem um destino alternativo de turismo. Nesta edição do Podcast Falando da Casa, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o tema Rota Rupestre é abordado pelas jornalistas Aline Kraemer e Regiane Ribeiro. Elas receberam os colegas da Comunicação Institucional, Kleber Clajus e Lucilene Souza, que discorrem sobre esse potencial turístico e os bastidores do documentário produzido, editado e apresentado por eles - “Rota Rupestre: conheça o potencial de sete municípios de MS”.


Convidados falaram também sobre a riqueza arqueológica de MS

Foto: Wagner Guimarães

Durante o bate-papo, eles explicaram como surgiu a iniciativa e como foi feita a produção do documentário da TV ALEMS durante a passagem, nesta primeira fase, por sete municípios do Estado para captura de imagens e entrevistas. Assista o vídeo documentário neste link. “Conhecemos lugares que estão sendo estudados para virarem um produto e ficamos encantados em saber que nós fomos os primeiros a fazer essa visitação. Fiquei muito maravilhada com tudo o que vi e pelo pôr do sol que só o Mato Grosso do Sul têm”, enfatizou Lucilene.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) existem 743 sítios arqueológicos já catalogados no Estado de Mato Grosso do Sul, sendo que 80 possuem arte rupestre. Instituída pela Lei nº 4306, de 26/12/2012, Alcinópolis recebe o cognome de "Capital Estadual da Arte Rupestre" por reunir o maior conjunto de sítios arqueológicos com arte rupestre do Estado, como o Templo do Pilares, com mais de duas mil gravuras e pinturas rupestres.

“É surpreendente, é historia, é aprendizado. Você consegue compreender a ocupação do nosso Estado e o que as pessoas vivenciaram há doze mil anos atrás. Esses espaços que possuímos para contemplar a natureza da forma mais natural possível representa um grande potencial. Então neste momento você consegue sentar e contemplar um pôr do sol, se conectar a momentos agradáveis, seja pelo silêncio ou pelo barulho das águas e do vento”, explicou Kleber Clajus.

As cidades visitadas pela equipe da televisão do Parlamento foram Jaraguari, Rio Verde, Coxim, Costa Rica, Figueirão, Alcinópolis e Chapadão do Sul. Eles presenciaram uma natureza muito preservada, conversaram com moradores e conheceram alguns produtos produzidos nas comunidades das regiões visitadas. Ouça e confira clicando aqui o making of desta aventura.

Rota Rupestre

A iniciativa é de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e conta com o apoio da ALEMS. O objetivo é integrar 14 municípios por meio de ações ligadas à Bioeconomia, Turismo e as belezas naturais. Reveja aqui o momento em que o projeto Rota Rupestre foi apresentado na Casa de Leis.

Veja mais:

Direto ao Assunto: Pesquisadores divulgam Rota Rupestre

Rota Rupestre é o tema de discussão do programa Considerações

Rota Rupestre: conheça o potencial de sete municípios de MS

Falando da Casa

É o podcast oficial da ALEMS. Notícias, projetos de lei, debates, atuação parlamentar e o dia a dia na Casa de Leis, que é a casa do cidadão que vive em MS. Todos esses assuntos estão presentes em conversas leves, descontraídas, como aquelas que temos em casa enquanto tomamos café. Pode chegar. Fique à vontade. Aperte o play e se sinta em casa. 

Para ver todos os episódios, clique aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.