Rádio ALEMS: Ação parlamentar dentro das casas sul-mato-grossenses

Imagem: Reunião de pauta conduzida pela coordenadora da Rádio ALEMS, jornalista Karine Cortez
Reunião de pauta conduzida pela coordenadora da Rádio ALEMS, jornalista Karine Cortez
16/09/2022 - 08:07 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar


Rádio ALEMS tem novo estúdio e programação diversificada

Foto: Luciana Nassar

A celebração dos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1922, nos remete à importância que a rádio tem até os dia de hoje. Na época, a transmissão do discurso do presidente Epitácio Pessoa foi realizada no Rio de Janeiro, capital do País. A revolução na comunicação e cultura continua sendo essencial para a Comunicação e as "ondas" que levam informação ao cidadão não perderam espaço. No dia 25 de setembro, também comemoramos o Dia Nacional da Rádio e da Rádiofusão. A data remete ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, responsável pela primeira transmissão radiofônica no País.

A rádio é um veículo que se moderniza constantemente para divulgar seu conteúdo, seja pelas ondas de amplitude ou frequência modulada (FM ou AM), ou pela web, sempre levando informação e entretenimento aos seus ouvintes. Funcionando desde 2001, aqui em Mato Grosso do Sul, a Rádio ALEMS alcança os 79 municípios,  possibilitando que as ações da Assembleia Legislativa cheguem dentro das casas do cidadão sul-mato-grossense.


Podcast é realizado em parceria com a Gerência de Site e Mídias Sociais

Foto: Wagner Guimarães

Karine Cortez, coordenadora da Rádio ALEMS, ressaltou a importância do rádio para a Comunicação em Mato Grosso do Sul. "Mesmo após 100 anos, o rádio nunca esteve tão presente na vida da população. Diante das novas tecnologias, essa ferramenta da Comunicação se reinventou, por exemplo passando de AM para FM, e ainda continua sendo a única que leva informação às localidades onde não há acesso à internet e nem mesmo luz elétrica", relatou.

Sobre o papel dela à frente da Rádio ALEMS, responsável por difundir as ações da Poder Legislativo Estadual, Karine Cortez completou: "Fazer rádio é muito desafiador, pois você nunca saberá o perfil de quem está ouvindo. Então, essa realidade faz com que cuidemos com muito zelo do conteúdo e da forma como vamos passar a mensagem que queremos. Aqui, na Rádio ALEMS, falamos para toda a população sul-matogrossense, sem qualquer distinção", concluiu.


Modelo de rádio receptor da Mullard, da década de 50

Foto: Aline Kraemer

Repórteres e editores produzem mais de 15 programas, com informações sobre tudo o que acontece no Parlamento Estadual, além de materiais especiais de utilidade pública. As rádios parceiras auxiliam na retransmissão da programação da Rádio ALEMS, integrada por programas e boletins diários. Para sintonizar a Rádio ALEMS e acompanhar a programação, clique aqui.  

Juntamente com a Gerência de Site e Mídias Sociais, o podcast Falando da Casa também inova ao levar aos cidadãos as informações do Poder Legislativo de forma leve e descontraída. O programa, gravado no estúdio da Rádio ALEMS, pode ser ouvindo a qualquer momento. Conheça o podcast, clicando aqui. 

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.