Eleições 2022: ALEMS reafirma apoio ao TRE-MS, premiado por transparência

Imagem: Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul alcançou pontuação máxima em ranking do Conselho Nacional de Justiça
Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul alcançou pontuação máxima em ranking do Conselho Nacional de Justiça
26/09/2022 - 08:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Divulgação/TRE-MS

No próximo domingo, quase 2 milhões de sul-mato-grossenses devem ir às urnas para concretizar um importante princípio democrático: escolher, pelo voto, seus representantes. A relevância desse ato exige a efetividade de outra característica da democracia: a transparência. E, nesse aspecto, Mato Grosso do Sul é destaque nacional. O órgão responsável por todo o processo eleitoral no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), conquistou, recentemente, o primeiro lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Ranking é um instrumento do CNJ para avaliação da transparência do judiciário brasileiro. Foram avaliados 93 tribunais e conselhos de todo país, divididos em seis segmentos (Conselho, Eleitoral, Estadual, Federal, Militar e Superior). Na avaliação, foram considerados 84 itens e o TRE/MS atendeu a todos, alcançando, assim, 100% da pontuação e a primeira colocação em sua categoria.

“Trata-se de um feito inédito do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, motivo de muito orgulho para todos os integrantes da Justiça Eleitoral”, comemorou o desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE/MS. “O reconhecimento pelo CNJ significa que o grau de informação disponibilizado pelo TRE/MS aos cidadãos é máximo, integral, de excelência. E representa também que o direito fundamental de acesso à informação está  sendo assegurado ao cidadão sul-mato-grossense, em conformidade com os princípios básicos da administração pública”, comentou o magistrado.


Desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE/MS

(Foto: Divulgação)

O desembargador também enfatizou que informações relativas a todas as questões eleitorais são disponibilizadas aos cidadãos na página do Tribunal sem necessidade de qualquer requerimento. “A publicidade é um dos princípios fundamentais regentes da administração pública, e que compreende a transparência, a acessibilidade e a integralidade das informações referentes à gestão administrativa e financeira da coisa pública”, explicou o presidente do TRE.

O desembargador reforçou a importância ao cidadão sul-mato-grossense do cumprimento pelo TRE/MS de todos as exigências de transparência e do ranking estabelecido pelo CNJ. “Com a instituição do Ranking da Transparência pelo CNJ, houve uma padronização das informações no âmbito do Poder Judiciário, os dados e as informações dos tribunais passaram a ser disponibilizados na internet, de forma clara e organizada, permitindo o livre acesso e a fiscalização pelo cidadão dos atos de gestão dos administradores públicos, bem como de sua atuação jurisdicional”, disse.

“Enfim, o TRE/MS ao disponibilizar todos os itens exigidos pelo CNJ viabiliza o efetivo e devido controle social. E o prêmio conquistado representa o reconhecimento dentro do Poder Judiciário brasileiro do padrão de excelência do nosso Tribunal, fruto do empenho, dedicação e esforço de seus magistrados e servidores”, finalizou o desembargador Paschoal.

Ranking da Transparência 

Realizado desde 2018, o Ranking da Transparência do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018. O objetivo, de acordo com o CNJ, é “valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada”.

Na avaliação, são considerados 84 itens distribuídos em nove temas: gestão; audiências e sessões; serviços de informações ao cidadão; Tecnologia da Informação e Comunicação; gestão orçamentária; licitações, contratos e instrumentos de cooperação; gestão de pessoas; auditoria e prestação de contas; sustentabilidade e acessibilidade.

Além do TRE/MS, outros oito tribunais eleitorais cumprem 100% das exigências de transparência. No total, 14 tribunais – sendo cinco de justiça e nove, eleitorais – alcançaram a nota máxima do Ranking. Os resultados foram anunciados no início deste mês durante a 2ª Reunião Preparatória para o 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Clique aqui para acessar o resultado final de todos os tribunais e conselhos.

Eleições em MS

Em Mato Grosso do Sul, 1.996.510 pessoas estão aptas para votar, conforme estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As mulheres representam 52% e os homens 48% desse eleitorado. Em se tratando de nível de instrução, a maior parte (25,69%) tem ensino fundamental incompleto. Em relação à faixa etária, a maioria dos eleitores sul-mato-grossenses (24,94%) têm de 45 a 59 anos.

Informações relativas às eleições deste ano podem ser acessadas no site do TRE/MS. É possível ao eleitor se informar sobre calendário eleitoral, relação dos candidatos, prestação de contas, pesquisas eleitorais, entre outros assuntos. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.