Presidente da ALEMS destaca lisura no processo eleitoral conduzido pelo TRE-MS 

Imagem: O presidente da Assembleia Legislativa elogiou o trabalho idôneo da Justiça Eleitoral nas eleições 2022
O presidente da Assembleia Legislativa elogiou o trabalho idôneo da Justiça Eleitoral nas eleições 2022
02/10/2022 - 21:41 Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

Neste domingo, 2 de outubro, mais de 156 milhões de eleitores exerceram o seu Direito de democracia, por meio do voto. As Eleições 2022 foram realizadas em 5.570 cidades, e 181 localidades no exterior. Os números não param por aí, quase 1,8 milhão de mesários, e mais de 29 mil candidatos em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, 8.088 urnas eletrônicas foram preparadas, e mais de 28 mil mesários participaram. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Foram registradas 594 candidaturas aqui no Estado, sendo 397 concorrendo ao cargo de deputado estadual, para as 24 vagas que integram a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As duas candidatas à presidente da República, que são de Mato Grosso do Sul, foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme regras. Os outros votos de hoje escolhiam os cargos de senador (a), deputado (a) federal e governador (a).

O presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), ressalta a legitimidade de todo o processo eleitoral. “O processo eleitoral em todas as suas fases é organizado e ágil, o que garantiu tempo recorde de apuração do resultado, que acaba de ser anunciado. Temos confiança no trabalho da Justiça Eleitoral e reafirmamos nosso respeito à Democracia e à vontade popular”, destacou Corrêa.


Modernidade é a marca do presidente Paschoal Carmello

Foto: Comunicação TRE-MS 

Para o desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE-MS, o processo de apuração da votação eletrônica é seguro e transparente. "Conduzido de forma idônea e com lisura pelos magistrados e servidores da Justiça Eleitoral. Na minha avaliação, a Justiça Eleitoral está cumprindo de modo exemplar com a sua atribuição constitucional precípua de realizar as eleições. E assim vem procedendo há 90 anos, com o compromisso de realizar eleições democráticas, representadas pela participação popular, com eleições diretas, livres e periódicas; sempre sob a égide dos princípios republicanos, da soberania popular e da representatividade", frisou. 

TRE

A gestão moderna e eficiente conferiu ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul o primeiro lugar no Ranking Transparência 2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNC). Para votar este ano, foi necessário a apresentação apenas de um documento oficial com falta. Quem quisesse também poderia utilizar a versão digital do título, chamdo e-título como comprovação de identidade.

A votação em 2022 agregou recursos de acessibilidade diversos, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida puderam contar com a ajuda de uma pessoa na hora da votação, mesmo sem solicitação prévia. A urna também atendeu quem tem deficiência auditiva, com legenda em Libras. E foram disponibilizados fones de ouvido para que as pessoas com deficiência visual recebessem sinais sonoros com a indicação do número escolhido, e o retorno do nome da candidata ou candidato em voz sintetizada, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.