Passos para uma das carreiras mais sonhadas são expostos em programa do TJMS

Imagem: Edição do programa fala sobre a magistratura, que atrai candidatos pela estabilidade
Edição do programa fala sobre a magistratura, que atrai candidatos pela estabilidade
05/10/2022 - 07:38 Por: Secretaria de Comunicação TJMS   Foto: Assessoria TJMS

A carreira de juiz atrai candidatos que buscam bons salários e a considerada estabilidade ocupacional. Esse profissional pode atuar na justiça especializada que reúne a Eleitoral, Trabalhista ou Militar, ou na justiça comum nas esferas estadual ou federal. À exceção da Justiça Eleitoral, da qual a competência é exercida de forma cumulativa pelos magistrados da Justiça Estadual, cada um dos segmentos do Judiciário tem concurso próprio.

A magistratura é uma das carreiras mais sonhadas, mas é também uma das mais difíceis para ingressar. Apesar da atividade ser atrativa, há um déficit de 19,8% de juízes no Brasil, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A explicação para esse fenômeno está na dificuldade de aprovação em concursos.

Então, para saber qual o perfil para judicar, como são realizadas as provas no Estado, o que faz um juiz, quais suas responsabilidades, entre tantos esclarecimentos importantes, o Mérito da Questão tem como convidada a juíza Kelly Gaspar Duarte Neves, que também é Diretora de Interior da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul). 

A entrevistada da edição dessa terça-feira (4) falará ainda sobre as oportunidades de trabalho para um juiz em Mato Grosso do Sul. Confira tudo sobre o assunto que estará no Mérito da Questão às 19 horas, na TV Assembleia de Mato Grosso do Sul, e também no canal oficial do YouTube da Casa de Leis.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.