Programa Perspectiva aborda as formas de prevenção contra o câncer de mama

Imagem: Programa é transmitido pelo Youtube oficial da Casa de Leis ou Canal 9 da NET
Programa é transmitido pelo Youtube oficial da Casa de Leis ou Canal 9 da NET
06/10/2022 - 12:11 Por: Ida Garcia   Foto: TV ALEMS

A convidada do Programa “Perspectiva” da TV Assembleia é a mastologista Marilana Geimba. A especialista reforçou a importância do diagnóstico precoce, protocolo de tratamento e a chance de cura. 

Uma outra situação preocupante abordada no programa é quanto ao atraso de diagnósticos e início do tratamento.  Especialistas afirmam que o isolamento causado pela pandemia de Covid-19 prejudicou a notificação dos casos de câncer de mama. Conforme as estatísticas a queda foi de 50% no número de mamografias de rastreamento entre 2019 e 2020; e 39% de diminuição na quantidade de biópsias. 

A campanha Outubro Rosa é o reforço para sensibilização e conscientização para que as mulheres não deixem de fazer um gesto simples que é o autoexame, lembrando também que a lesão pode ser silenciosa, por isso, é fundamental buscar atendimento médico e fazer a mamografia como exame de rotina anual. 

O programa Perspectiva é exibido ao longo da programação da TV ALEMS, canal 9 da NET em Campo Grande e em Dourados. Toda programação está disponível no YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.