Prevenção ao câncer de mama é tema do programa Vida Saudável da Rádio ALEMS

Imagem: Rádio ALEMS traz entrevista com o diretor técnico do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, o médico oncologista, Gustavo Ianaze
Rádio ALEMS traz entrevista com o diretor técnico do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, o médico oncologista, Gustavo Ianaze
14/10/2022 - 11:22 Por: Regiane Ribeiro   Foto: Marcelo Ortiz

Autocuidado. Neste mês, em que realiza a campanha Outubro Rosa, esta é uma das palavras mais importantes na prevenção do câncer de mama, que tem sido destaque em todas as mídias ligadas a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por isso o programa Vida Saudável da Rádio ALEMS traz uma entrevista com o diretor técnico do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, o médico oncologista, Gustavo Ianaze, que ressalta durante o bate-papo as ações que serão realizadas pela instituição neste mês e as forma de prevenção da doença.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A projeção de novos casos em Mato Grosso do Sul é de cerca de 850 ocorrências neste ano.

Conforme o médico oncologista, Gustavo Ianaze, durante todo este mês outubro o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, intensifica as discussões em relação ao tema e aumenta o número de atendimento na instituição. “Eu convido as mulheres sul-mato-grossenses para realização de mamografias que serão realizadas de graça, para a faixa etária de 40 a 65 anos. Ao todo são 80 senhas distribuídas de segunda a sexta-feira. É importante ressaltar que caso a mamografia apresente alguma alteração, essas mulheres serão atendidas no hospital e será dado ainda seguimento no tratamento caso seja diagnosticado câncer de mama”, explicou o especialista.

De acordo o diretor técnico do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, os fatores genéticos representam cerca de 5% a 10% dos casos, por isso é interessante perguntar aos familiares sobre incidência da doença na família e procurar o atendimento de um especialista precocemente. “As grandes causas atualmente estão relacionadas ao estilo vida, sedentarismo, ganho de peso, estresse do dia a dia, tabagismo, entre outras”.

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. No caso do câncer de mama sabe-se que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura. O oncologista faz uma orientação às mulheres a fazerem o autoexame da mama mensalmente, muitas vezes recebemos pacientes que detectaram elas mesmas durante o banho, por exemplo, um nódulo e foi procurar ajuda.

“Uma vez por mês realize esse autoexame. Primeiramente palpe toda região da mama, levante o braço palpe região das axilas a busca dessas ínguas, e detectou qualquer alteração não só de nódulos, mas também na coloração da pele da mama, do mamilo e da auréola e ainda se sai algum líquido pelo mamilo, aí é importante procurar ajuda de um especialista”, pontua o médico.

Para ouvir a entrevista na íntegra com o diretor técnico do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, o médico oncologista, Gustavo Ianaze, clique aqui.

Serviços

O Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão vai oferecer 80 mamografias por dia e de graça até o dia 31 de outubro. Serão distribuídas senhas de segunda a sexta-feira (exceto feriados e finais de semana), a partir das 6h, para mulheres entre 40 a 65 anos. O hospital fica na Rua Marechal Rondon, 1053, no centro de Campo Grande. Não é necessário nenhum preparo, apenas estar com os RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

O movimento internacional intitulado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com objetivo de salvar vidas, buscando estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.