Estúdio ALEMS traz a sonoridade do bandolim de Norberto Cruz e a voz de Lidiane Duailibi

Imagem: Norberto Cruz, o bandolinista português foi um dos entrevistados do Estúdio ALEMS
Norberto Cruz, o bandolinista português foi um dos entrevistados do Estúdio ALEMS
25/10/2022 - 11:31 Por: Lilian Veron   Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O programa Estúdio ALEMS, da Rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), traz aos ouvintes a sonoridade peculiar do bandolim, instrumento medieval e que evoluiu ao longo dos séculos e se inseriu na cultura clássica e popular. Os entrevistados são o bandolinista português Norberto Cruz e a cantora e produtora cultural Lidiane Duailibi, que moram na Ilha da Madeira em Portugual e mantém um intercâmbio cultural com Mato Grosso do Sul, levando artistas locais para festivais na ilha e se apresentando em cidades do Estado como Corumbá, Campo Grande e Três lagoas. O mais recente intercâmbio desses dois artistas aconteceu no Encontro com a Música Clássica 2022, em apresentações de Norberto Cruz e Lidiane Duailibi com a Orquestra Sinfônica de Campo Grande.

Norberto Cruz é um reconhecido concertista internacional formado na Itália, país no qual se apresentou com diversas orquestras e em mais de 400 concertos, porém, como explica não se manteve apenas nesse meio. “Nunca fui um músico clássico no sentido das linguagens, sempre me mantive aberto para a música popular, jazz, música eletrônica, compondo e realizando projetos”, conta o artista.

Entre as músicas que estão no repertório dessa edição do Estúdio ALEMS estão: Concerto em Ré Maior, de Antônio Vivaldi – músico do século XVII, que nasceu em Veneza, Itália, em 1678 e faleceu em Viena, Áustria, em 1741 – compositor de grandes obras primas da humanidade, além de músicas mais contemporâneas como "Through The Wormhole" Theme; gravada com a bandola, um instrumento antecessor do bandolim e com edição eletrônica. Além das Invenções de Johann Sebastian Bach, que Norberto gravou durante a pandemia com o maestro da Sinfônica de Campo Grande e violonista, Eduardo Martinelli.

A produtora cultural e cantora Lidiane Duailibi, natural de Rio Verde (MS) é uma das responsáveis pelo intercâmbio cultural entre a Madeira e o Mato Grosso do Sul. Na cidade portuguesa, ela realiza diversos projetos, com destaque especial nessa edição do Estúdio ALEMS para o Bossa Livre, “que tem proposta se sempre pintar um quadro musical inédito”, como explica a artista que mantém seus laços culturais e afetivos com o Brasil levando essa sonoridade de sua terra natal para Portugal. 

O programa estúdio ALEMS vai ao ar na programação da Rádio ALEMS as terças e quintas-feiras, às 8h30 e também pode ser ouvido pelo link no site oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 



 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.