Vida Saudável traz história de superação no enfrentamento ao câncer

Imagem: Deputado Paulo Duarte contou sobre sua descoberta do câncer e como a prevenção pode salvar vidas
Deputado Paulo Duarte contou sobre sua descoberta do câncer e como a prevenção pode salvar vidas
31/10/2022 - 10:40 Por: Lilian Veron   Foto: Miriam Ibanhes

A importância de quebrar preconceitos quanto ao exame para detecção de câncer de próstata é uma das lições passadas pelo Deputado Paulo Duarte (PSD) ao relatar o seu caso pessoal de superação da doença que o “surpreendeu”, mesmo fazendo exames regulares. Paulo Duarte é o entrevistado do programa Vida Saudável da Rádio ALEMS e conta como foi o diagnóstico, tratamento e os motivos que o levaram a compartilhar o episódio na tribuna da Casa de Leis e para os ouvintes da Rádio.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer Inca, o Câncer de Próstata, sem considerar os tumores de pele não melanoma, ocupa a primeira posição no país em todas as regiões brasileiras, com cerca de 65.840 novos casos a cada ano. No entanto, 90% são curados quando descobertos em estágio inicial.

E isto depende basicamente de uma atitude fundamental, destacada nas campanhas do Novembro Azul: homens a partir dos 50 anos, ou antes se tiverem fatores de risco, precisam realizar regularmente os exames de rastreamento.

O entrevistado relata que mesmo com os exames preventivos e em dia foi surpreendido com a evolução dos tumores. “Esse meu caso mostra o quanto é importante a prevenção. Eu fazia os exames regulares e não apontava nada, houve um aumento do PSA (exame realizado para detectar proteína produzida pelo tecido próstata) mas, mesmo assim, estava todo “ok”. Só quando o PSA aumentou muito que um amigo meu urologista disse que eu deveria fazer uma biopsia, embora o exame clínico não apontasse nada e, para minha surpresa, quando saiu o resultado eu estava com 12 tumores e o pior alguns deles não estavam mais no estágio inicial”, relata, acrescentando que resolveu expor seu caso por entender que poderia ajudar e alertar outras pessoas. “Tive o cuidado de expor só após o período eleitoral para que as pessoas não achassem que eu estava me vitimizando”, completou.

Duarte conta que a solução foi uma cirurgia de urgência, quando se viu numa situação de vulnerabilidade o que o fez refletir sobre a vida. “Tanta gente com vaidades, se preocupando com coisas sem importância e ali a gente percebe o quanto é frágil, vulnerável”, declarou. Para o parlamentar a sua experiência pessoal aumentou ainda mais a responsabilidade como parlamentar em buscar melhorias para a saúde pública. Garantir que todo cidadão tenha acesso ao diagnóstico precoce, ao tratamento imediato e não fique esperando em filas se necessitar de cirurgia. “Eu tenho plano de saúde e fui prontamente atendido e por isso hoje estou aqui, todos os homens precisam do mesmo tratamento”, enfatizou.

Duarte reforçou para que os homens não tenham preconceito, aproveitem as campanhas do Novembro Azul para ir ao urologista, que façam o exame de sangue, o exame toque retal e se conscientizem de que essa atitude pode ser a diferença entre a vida e a morte e a vida é o mais importante.

Confira a entrevista completa neste link e acompanhe toda a programação da Rádio ALEMS.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.