Programa Vida Saudável fala sobre saúde do homem 

Imagem: Programa é transmitido pelo Youtube oficial da Casa de Leis ou Canal 9 da NET
Programa é transmitido pelo Youtube oficial da Casa de Leis ou Canal 9 da NET
14/11/2022 - 08:00 Por: Regiane Ribeiro   Foto: Wagner Guimarães

Novembro é o mês escolhido para reforçar ainda mais a necessidade de falar sobre o cuidado com a saúde do homem, principalmente para conscientizar a importância da adoção de medidas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Realizada em todo o mundo, a campanha tem ajudado a diminuir os números de mortes causados por este tipo de câncer. Para falar um pouco mais sobre esse assunto, o programa Vida Saudável, da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (14), conversa com o médico urologista da Unimed Campo Grande, Ari Miotto.

O especialista começa o bate-papo destacando que todo dia é dia de cuidar da saúde. “Da mesma forma que as mulheres fazem seus exames periódicos os homens também precisam ter esse cuidado. Na maioria das vezes temos a ideia equivocado desde criança que os homens são invencíveis, isso acaba refletindo na fase adulta. Mas cabe a nós mudarmos essa realidade e conscientizá-los que eles são seres humanos e precisam ser avaliados periodicamente, investigando problemas relacionados à saúde”.

Quando o assunto está ligado aos fatores de riscos que podem comprometer a qualidade de vida do homem, Ari Miotto enfatiza que a falta de atividade física, uma dieta inadequada, o excesso do tabagismo, além dos fatores genéticos. “Também não damos muito valor à qualidade do sono. Uma noite bem dormida renova e previne vários problemas, inclusive os hormonais. O paciente, por exemplo, que tem apneia do sono pode ter problemas testosterona e até sintomas de andropausa. A recomendação é procurar um médico para uma consulta para avaliar cada caso”, explicou o especialista.

Outro ponto lembrado pelo médico é que o urologista atende tanto homens como mulheres, em todas as faixas etárias, mas a orientação em relação aos homens é que eles procurem um urologista assim que entram na puberdade para serem orientados em relação a essa fase da vida, à prevenção de doenças e o início da atividade sexual. “Já quando falamos sobre as doenças da próstata, a consulta periódica é indicada a partir dos 45 anos para aqueles que têm histórico de câncer na família e também para os de pele negra. Para pacientes sem histórico de doenças na próstata entre os familiares, a avaliação anual pode ser iniciada a partir dos 50 anos de idade.”

De acordo com o urologista da Unimed Campo Grande, Ari Miotto, o principal fator ligado ao câncer de proposta é o genético, a hereditariedade e o próprio envelhecimento. Entretanto, adotar hábitos de vida saudáveis podem ajudar a prevenir essa e outras doenças: reduzir o consumo de bebida alcoólica, assim como o tabagismo, manter o peso adequado para a sua idade e altura, porque homens obesos e com sobrepeso estão mais propensos a desenvolver o câncer de próstata. “Como eu já disse, ter uma alimentação adequada, praticar atividade física, tudo isso, esses pequenos cuidados ajudam a evitar não somente o câncer de próstata, mas outros problemas de saúde”.

O médico ressalta ainda que os homens com alguma doença urológica, especialmente o câncer de próstata devem manter a calma. Atualmente, a maioria das doenças tem tratamento, principalmente quando diagnosticadas precocemente e considerando que o diagnóstico precoce está ligado diretamente a uma avaliação periódica. “Esse tipo de doença é silenciosa, quando ela apresenta sintomas já está em um estágio avançado. Por isso, é de extrema importância a realização dos exames preventivos, possibilitando que o diagnóstico seja feito ainda no estágio inicial. A gente sempre reforça, portanto, que a prevenção e a avaliação com seu médico de confiança é o melhor caminho”, pontua Ari Miotto.  

Confira a entrevista completa clicando aqui e acompanhe toda a programação da Rádio ALEMS.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.