Novembro Azul: Podcast da ALEMS destaca cuidados com a saúde masculina

Imagem: Médico urologista explica que o câncer de próstata é o segundo tumor que mais mata no Brasil
Médico urologista explica que o câncer de próstata é o segundo tumor que mais mata no Brasil
17/11/2022 - 09:21 Por: Aline Kraemer   Foto: Aline Kraemer

É sobre a saúde do homem e o mês Novembro Azul que os jornalistas Osvaldo Júnior e Paulo Radamés conversaram com o médico urologista João Juveniz no novo episódio do Podcast Falando da Casa, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Conforme última estatística do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 206 homens morreram em decorrência do câncer de próstata somente no ano de 2020, no Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados também apontam 65.840 novos casos da doença a cada ano, entre 2020 e 2022.


Médico João Juveniz reforça a importância de valorizar a saúde

Foto: Aline Kraemer

Iniciando o bate-papo, o profissional da saúde explica sobre a próstata, uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Durante o programa, o médico destaca a importância da ação Novembro Azul, bem como prevenção, detecção precoce e a predisposição genética. 

“O câncer de próstata é o mais comum no homem e está atrás apenas do câncer de pulmão. A mortalidade é bem alta e é o segundo tumor que mais mata no Brasil. A incidência e a mortalidade são altas, então é relevante falarmos neste assunto. Em sua fase inicial, este câncer não apresenta sintomas, por isso é importante a realização dos exames preventivos. Se conseguimos detectar o tumor na fase inicial, temos uma taxa de cura maior que 95%”, enfatiza João Juveniz.

Em relação ao câncer de próstata, o convidado reforça a necessidade do diagnóstico precoce, de superar os preconceitos com os exames e de realizar os exames preventivos, como o PSA e o toque retal. Ele explica sobre a evolução da medicina e cirurgias, preservação da função erétil, além do tratamento feito pelo Sistema Único de Sáude (SUS). João Juveniz comenta que a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza a campanha Novembro Azul nacionalmente há 19 anos e em Mato Grosso do Sul há sete anos.

Para ouvir o episódio completo, clique aqui

Mês Novembro Azul

Em Mato Grosso do Sul, o mês Novembro Azul foi instituído no calendário oficial de eventos do Estado em dezembro de 2014 pela Lei 4.636/2014, de autoria do deputado Zé Teixeira e coautoria do ex-deputado Marquinhos Trad. A lei propõe a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, com orientação e a divulgação de regras básicas de cuidados à integridade da saúde do homem.

Podcast

O Falando da Casa é uma iniciativa da Comunicação Institucional da ALEMS que apresenta, por meio de bate papo, informações gerais, curiosidades do Poder Legislativo e outras diversas temáticas. Os programas estão publicados na plataforma Spotify. Confira os episódios anteriores clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.