“A educação transforma vidas”, reforça Paulo Corrêa em homenagem a educadores

Imagem: Paulo Corrêa entrega a Comenda Pedro Pedrossian ao novo presidente do CRIE-MS
Paulo Corrêa entrega a Comenda Pedro Pedrossian ao novo presidente do CRIE-MS
21/11/2022 - 13:00 Por: Assessoria Parlamentar   Foto: Mariana Anjos

“A educação tem o potencial de transformar vidas. Através dela, desenvolvemos habilidades, combatemos desigualdades e ampliamos nossa capacidade de responder aos desafios do mundo”, reforçou o deputado Paulo Corrêa (PSDB), durante sessão solene que comemorou o Dia da Educação Superior em Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (21).

Proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, a solenidade conferiu a Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian a personalidades que contribuíram para a valorização e engrandecimento do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições de ensino superior sul-mato-grossense.

Corrêa conduziu a sessão e ressaltou a importância do Crie-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior) para a educação no Estado. “Mato Grosso do Sul sai na frente quando une vários tipos e instituições de ensino superior no mesmo propósito. Um conselho formado por universidades públicas e privadas, que trabalham pela interiorização do ensino, trocam ideias, e os avanços são enormes, o que é feito aqui é um exemplo nacional”, disse

“Em nome dos 24 deputados estaduais, falo do respeito que a gente tem pelas universidades e pelas instituições de ensino, por promoverem a educação de excelência nas mais diversas áreas do conhecimento”, parabenizou.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) falou dos investimentos em Educação feitos em sua gestão. “O investimento permanente feito pelo nosso Governo no fomento à Pesquisa, Ciência e Tecnologia foi de R$ 175 milhões, o que corresponde a 66% de todo o valor investido em toda a história da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul [Fundect]”, destacou.

“Tenho uma certeza, acreditar na educação vale a pena. Representar a comunidade acadêmica será um grande honra, defendendo entre outras pautas a priorização da Educação em todos os seus níveis, entre eles a ampliação de ações afirmativas desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior. Agradeço ao presidente da Assembleia Legislativa por acreditar na Educação e apoiar sem distinção as ações do Crie-MS”, frisou reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, recém-empossado presidente do Crie-MS.

Homenageados

Receberam a Comenda Pedro Pedrossian o Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, o reitor da UEMS, Prof. Dr. Marcelo Augusto Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); o secretário-adjunto de Educação, Édio Castro; Célio Villela de Andrade, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Prof Dra. Ordalia Alves de Almeida (UFMS), Maria Aparecida Bolzan, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prof. Dra. Maria Leda Pinto, da UEMS, Reni Domingos dos Santos, da Uniderp Anhanguera e Heitor Romero Marques, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Já a Medalha Darcy Ribeiro foi concedida ao Prof. Dr. Élcio Ferreira dos Santos, do IFMS , Rafael Tavares Peixoto, da UFGD, Jandira Catarina Rocha, da UEMS, Prof. Dra. Rosemary Matias, da Uniderp, e Prof. Dra. Maria Augusta de Castilho.

 

* Com informações da Agência ALEMS

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.