Novembro Azul: Palestrante enfatiza importância do autocuidado para saúde do homem

Imagem: Palestras despertaram conscientização e foram transmitidas também pelos canais de Comunicação da ALEMS
Palestras despertaram conscientização e foram transmitidas também pelos canais de Comunicação da ALEMS
25/11/2022 - 11:20 Por: Gabriela Rufino   Foto: Luciana Nassar

O Programa Sextou na ALEMS abordou, nesta sexta-feira (25), o tema Novembro Azul - “Drible o Preconceito e Cuide da sua Saúde”. Os palestrantes, o mestre em Oncologia e bioquímico Johnny Fouad Matta, e a bioquímica Camilla Muzzi Grinfelder tiveram um bate-papo com os servidores da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS), orientando e tirando dúvidas sobre os métodos de prevenção do câncer de próstata.


 Matta lembrou que tumor é silencioso

Segundo ele, as ações do Novembro Azul são importantes. No entanto, a decisão de cuidar de si mesmo, cuidar da saúde, é do próprio homem. “Quem deve cuidar de você é você mesmo. Os homens precisam se alertar quanto a isso”, disse Johnny.

O bioquímico alertou que o câncer de próstata é silencioso e, assim como qualquer tipo de tumor ou câncer, o quanto antes for diagnosticado, mais rapidamente poderá ser tratado e, até mesmo, curado. Ele lembrou que é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens, atrás apenas do câncer de pele. 


Camilla enfatizou a importância da prevenção

Já a bioquímica Camilla, falou sobre os sinais de alerta, entre eles: Fluxo urinário fraco ou interrompido; disfunção erétil; sangue na urina ou no sêmen; vontade de urinar frequentemente à noite; dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outras partes do corpo.

“Esses sintomas comuns são relacionados ao aumento benigno da próstata”, enfatiza. “A doença maligna, por ser um tumor que começa na região periférica da próstata, não afeta o sistema urinário na sua fase inicial. Portanto, nessa fase, não apresenta sintomas, os quais ocorrem em estágio mais avançado da doença. Os homens precisam estar atentos, pois o câncer de próstata por ser uma doença silenciosa e, se não tratada corretamente, o paciente pode vir a óbito. É necessário driblar o preconceito, explicou Camilla.

A orientação do Ministério da Saúde é para que homens que não tenham histórico na família de câncer realizem exames a partir dos 50 anos. Já para aqueles que têm casos na família, é orientado o exame preventivo a partir do 45 anos. “O problema é que os homens ficam esperando os sintomas aparecerem para realizar exames”. E completou lembrando da necessidade de realizar os dois exames: Antígeno Prostático Específico (PSA) e toque retal. 

Na Assembleia Legislativa, o Novembro Azul tem uma campanha instituída por meio da Lei 4.636/2014, de autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB) e coautoria do ex-deputado Marquinhos Trad. A lei objetiva a realização de ações integradas para a promoção da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Saiba mais clicando aqui

O Sextou na ALEMS é uma iniciativa da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e conta com o apoio da Secretaria de Comunicação Institucional da Casa de Leis. Assista na íntegra a edição de hoje clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.