Ordem do Dia: Estatuto da Microempresa e do MEI vai à sanção

Imagem: Sessões são transmitidas ao vivo pelo YouTube Oficial da Casa de Leis, Facebook e Canal 9 da NET
Sessões são transmitidas ao vivo pelo YouTube Oficial da Casa de Leis, Facebook e Canal 9 da NET
29/11/2022 - 10:20 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Os deputados estaduais votaram cinco propostas nesta terça-feira (29), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O destaque é para a aprovação do projeto que cria o Estatuto Estadual da Microempresa (ME), da Empresa de Pequeno Porte (EPP) e do Microempreendedor Individual (MEI), em segunda discussão.

A proposta, Projeto de Lei Complementar (PLC) 9/2022, de autoria do Poder Executivo, busca desburocratizar e simplificar o processo de registro e legalização das atividades empresariais e do acesso ao mercado. O Estatuto, ainda segundo o Executivo, deverá beneficiar 88% do total dos estabelecimentos comerciais de Mato Grosso do Sul, que empregam mais de 300 mil trabalhadores. Com a aprovação em segunda discussão, a matéria vai à sanção governamental.

Primeira discussão 

Em primeira discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 255/2022, proposto pelo deputado Barbosinha (PP). A proposição inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Encontro Regional de Veículos Antigos de Dourados, que é realizado, anualmente, na primeira quinzena de maio. Com a aprovação, a proposta vai à análise das comissões de mérito, para então ser votada em segunda discussão.

Discussão única

Os parlamentares votaram ainda três propostas em discussão única. Aprovado Projeto de Lei  418/2021, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Recicladores de Lixo Eletroeletrônicos de Mato Grosso do Sul, com sede e foro em Campo Grande. Vai ao expediente.

Também foram aprovados os Projetos de Resolução 54/2022 e 58/2022, de autorias dos deputados Lucas de Lima (PDT) e Renato Câmara (MDB), respectivamente, que dispõem sobre a concessão do Título de Cidadão Sul-mato-grossense. Também seguem ao expediente.

Antes do término da sessão, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), deputado Gerson Claro (PP), pediu aos pares que desejam apresentar propostas de concessão de Título e Comenda de Mérito, que as protocolem ainda hoje. “Temos agendadas mais quatro sessões ordinárias da CCJR e uma série de projetos nossos e dos demais Poderes para ser analisados e votados. Então quero solicitar que propostas desses dois temas, que as assessorias façam um esforço para protocolar ainda hoje, para que amanhã mesmo possamos analisar e até mesmo fazer uma extraordinária, se for o caso, para dar conta de todos”, ressaltou Gerson Claro.

As sessões ordinárias da ALEMS são realizadas as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h no plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, no Parque dos Poderes. Já a CCJR ocorre às quartas, às 8h. Ambas podem ser acompanhadas presencialmente ou por meio dos canais de comunicação da Casa de Leis - Canal 9 da Net Claro,  TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.