Deputado debate tarifa zero no transporte público coletivo de MS

Imagem: Amarildo Cruz pretende realizar audiência pública para debater o assunto com representantes do Governo do Estado
Amarildo Cruz pretende realizar audiência pública para debater o assunto com representantes do Governo do Estado
30/11/2022 - 10:14 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Na sessão ordinária desta quarta-feira (30), o deputado Amarildo Cruz (PT) solicitou ao Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Campo Grande um estudo para implementar a  tarifa zero no transporte público coletivo. Na tribuna, o parlamentar defendeu a criação do Programa Ônibus de Graça para Todos.

“A equipe de transição do presidente eleito já está debatendo essa alternativa em âmbito federal. Mais de 43 cidades brasileiras são adeptas ao modelo e apresentam excelentes resultados. Precisamos iniciar esse debate também em Mato Grosso do Sul, uma vez que o transporte público é uma necessidade para muitos, porém o valor pesa no bolso do trabalhador. Esta triste realidade se agrava ao fato do nosso país ter o segundo transporte público mais caro da América do Sul. A população de baixa renda que mais sofre com o alto custo do serviço”, disse Amarildo.

Conforme o deputado, cerca de 30% do salário mínimo é gasto com transporte público. Amarildo propõe que o Governo do Estado seja o fomentador e parceiro do modelo e a criação de um fundo para financiar o programa. “Esse valor pode ser revertido em outras necessidades básicas das famílias. Assim como a população tem acesso à saúde gratuita pelo SUS [Sistema Único de Saúde] e acesso à educação pelo Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], precisa também ter acesso ao transporte”, destacou.

Amarildo pretende realizar audiência pública para debater o assunto com representantes do Governo do Estado, prefeituras e órgãos envolvidos com o tema, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.