Neno Razuk direciona emenda aditiva com recursos para causas Autistas

Imagem: Neno Razuk em Sessão Plenária
Neno Razuk em Sessão Plenária
01/12/2022 - 07:27 Por: Assessoria Neno Razuk    Foto: Foto: Luciana Nassar / ALEMS

Parceiro de primeira hora da causa dos autistas, o deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou emenda aditiva para destinar recursos para ampliação de atendimento em Mato Grosso do Sul.

“As emendas ao orçamento para 2023 são apresentadas para destinação de recursos, queremos ampliar o número de profissionais médicos, psicólogos e terapeutas tanto para pessoas diagnosticadas com o TEA, ou que estão em busca do diagnóstico”, pontuou sobre a importância de buscar o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro do Autismo.

Para o parlamentar é preciso fomentar e trazer ao debate a questão do tratamento. “O espectro autista em sua enorme complexidade, pode afetar, em graus variados, o processamento e a integração sensorial, a interação social recíproca, a comunicação verbal e não verbal. Ou seja, é preciso que se amplie a base de atendimento aos autistas dando suporte apropriado, com profissionais que saibam diferenciar as necessidades e particularidade de cada um que procurar ajuda”, justificou na emenda.

“Já tenho projetos de leis que facilitam o acesso ao diagnóstico precoce, a inclusão social e muito mais”, garante.

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento e,para todos os fins legais, também uma deficiência. O TEA é observado a partir de déficits na interação social, na comunicação interpessoal e no comportamento, que podem ser repetitivos. Desde sua identificação, o autismo ainda permanece um campo de muitas questões em aberto e de muitas especulações

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.