Dia 11 de outubro é o Dia da Criação de Mato Grosso do Sul
Completa-se um ano neste outubro desde que foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual João Henrique (PL) que alterou a denominação até então dada ao dia 11 de outubro: a mudança oficial do nome da data de nascimento do Estado de Mato Grosso do Sul para Dia da Criação do Estado e não mais da divisão de Mato Grosso.
Segundo o texto da lei, a intenção é valorizar o próprio Estado e colaborar com a construção e consolidação de uma identidade própria. De acordo com o parlamentar, reforçar a identidade se torna necessário, visto que passados 42 anos, ainda é normal que turistas de outros estados se refiram apenas como "Mato Grosso" e acabam sendo corrigidos pelo já tradicional "do Sul".
“Com esta lei avançamos na valorização da história do povo sul-mato-grossense, da história da Retirada da Laguna, de Guia Lopes da Laguna, José Antônio Pereira, cuja trajetória precisa ser conhecida e valorizada. São algumas das histórias que o povo sul-mato-grossense tem que saber decor. Cada vez mais valorizando a história deste povo, poderemos nos autoafirmar, nos mostrar com maior qualidade e firmeza Brasil afora”, diz o deputado.
A lei modificou o anexo da Lei nº 3.945 de 4 agosto de 2010, que instituiu o calendário oficial de eventos no Estado, especificamente o quadro “Divisão do Estado de Mato Grosso”, passando a ser “Criação do Estado de Mato Grosso do Sul”. Esta alteração, segundo o deputado, só vem reforçar a lei nº10, que já havia sido sancionada em 29 de outubro de 1979, pelo ex-governador Marcelo Miranda Soares, que declarou feriado estadual o dia 11 de outubro, “data consagrada à criação do Estado de Mato Grosso do Sul”, como citado no texto.