Projeto de lei pede fiscalização em equipamento eliminador de ar no encanamento

Imagem: Projeto quer proteger o consumidor de cobranças indevidas
Projeto quer proteger o consumidor de cobranças indevidas
15/10/2020 - 14:34 Por: Juliana Barros | Marinez Benjamin | Cristina Medeiros – Assessoria de Comunicação   Foto: Wagner Guimarães - ALMS

De autoria do deputado estadual João Henrique (PL), tramita na Assembleia Legislativa mais um projeto de lei em defesa do consumidor. Trata-se do projeto 172/2020, que altera dispositivo da Lei 3.074, de 5 de outubro de 2005 e que propõe a devida fiscalização do equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água, em Mato Grosso do Sul.

“O ar presente no encanamento de água tem elevado o valor das faturas dos sul-mato-grossenses, pois faz os ponteiros girarem, gerando cobrança por recursos não utilizados pelo consumidor. O acúmulo de ar na tubulação acontece por causa do fornecimento irregular de água. O consumidor paga por uma quantidade que de fato não está sendo consumida”, explica o deputado João Henrique.

Na prática, a competência para fiscalização do cumprimento das disposições desta lei, bem como para a aplicação das multas previstas em regulamento próprio será da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS).

Se receber parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e em plenário, torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.