Projeto de lei que exige devolução de taxa de matrícula vai a segunda votação

Imagem: Objetivo é garantir reembolso aos estudantes nas instituições particulares de MS
Objetivo é garantir reembolso aos estudantes nas instituições particulares de MS
15/12/2020 - 13:12 Por: Juliana Barros | Marinez Benjamin | Cristina Medeiros – Assessoria de Comunicação   Foto: Luciana Nassar - ALMS

Na sessão plenária de hoje (15.12) da Assembleia Legislativa de MS, os deputados aprovaram em primeira discussão e votação, por unanimidade, o projeto de lei 171/2020, de autoria do deputado estadual João Henrique (PL), que exige a devolução da taxa de matrícula ao aluno que desistir do curso ou solicitar transferência antes das aulas começarem nas universidades privadas, a cada período letivo. O projeto foi para segunda discussão e votação. 

“Muitos estudantes perdem o dinheiro porque não conseguem participar de todos os vestibulares. E, normalmente, é curta a grana de quem é estudante neste País”.  O deputado considera que o direito do consumidor sul-mato-grossense precisa ser preservado.  “É um projeto que vai conferir proteção jurídica aos estudantes contra situações de abuso e apenas cobrir 10% de custos e despesas administrativas dos exames vestibulares”, justificou o deputado.

A proposta esclarece que caberá ao Procon-MS (Superintendência de Defesa ao Consumidor) fazer a fiscalização da lei, assim como aplicar multas às instituições que descumprirem as medidas. As empresas também podem receber punições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.