Com homenagens, ALEMS reconhece personalidades por trabalho em prol do Estado

Imagem: O Plenário Deputado Júlio Maia foi palco da solenidade de entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da Comenda do Mérito Legislativo
O Plenário Deputado Júlio Maia foi palco da solenidade de entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da Comenda do Mérito Legislativo
07/12/2022 - 22:05 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Wagner Guimarães

Empresários, policiais, professores, comerciantes, prefeitos, embaixador, gestores públicos, produtores rurais, advogados, diplomatas, médico, engenheiros, desembargador, sociólogo, dirigentes sindicais, fiscais tributários, políticos, pastores, padres, agrônomo, delegados, juízes, representante comercial, jornalista e consultor empresarial. Na noite desta quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou sessão solene para celebrar a determinação e o sucesso daqueles que ajudam a impulsionar o Estado.

Os deputados estaduais da 11ª Legislatura fizeram a entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da Comenda do Mérito Legislativo para 82 personalidades. Orador oficial da solenidade, o presidente Paulo Corrêa (PSDB) enalteceu o trabalho dos homenageados que se destacam na construção do desenvolvimento do Estado e também no cuidado ao próximo. “Os Títulos são como uma certidão às pessoas que não nasceram aqui para se tornarem cidadãos sul-mato-grossenses. As Comendas são para as pessoas que acreditam no futuro desta terra e realizam extraordinário trabalho no contexto sócio-político-econômico”, afirmou.  



Sessão solene para celebrar a determinação e o sucesso daqueles que ajudam a impulsionar o Estado




Com o Titulo de Cidadão Sul-Mato-Grossense foram homenageados: Adriano Cezar Rodrigues, Aluízio Pereira dos Santos, Aníbal do Nascimento Reis (in memoriam), Aparecido Carlos Bernardo, Akira Otsubo, Ana Carolina Araujo Nardes, Carlos Alberto Franco França, Carlos Roberto Antunes, Christóvam Carlos Krug, Cláudio Takeshi Iguma, Cristiane Andreia de Carvalho dos Santos Barbosa, David de Oliveira, Denilson Cordeiro da Fonseca, Edson Stefano Takazono, Edson Talarico Rodrigues, Elenir Pereira da Silva, Eliane Detoni, Flávio da Costa Britto Neto, Fabio Mora Pereira de Souza, Francisco Piroli, Gerolina da Silva Alves, Helton Douglas Silva, Hugo Djan Leite, João Carlos Krug, João Carlos Parkinson de Castro, João Henrique Sousa, José Lemos Monteiro, Julizar Barbosa Trindade, Jussara Feltrin Moraes, Juvenal Consolaro, Kazuto Horii, Liziane Carla Furlan Berrocal, Luiz Carlos Aded Enne, Luiz Carlos Rodrigues da Silva, Luiz Renato Adler Ralho, Marcelo Augusto Santos Turine, Marcos Paulo Gimenez, Martvs Antonio Alves das Chagas, Miguel Tomelic Vaca, Odila Maria Silveira Gonçalves, Oscar Diego De La Rúbia, Osvaldo Cesar Possari, Paulo Marcelo Gehm Hoff, Paulo Roberto da Silva, Paulo Salvatore Ponzini, Pedro Arlei Caravina, Réus Antônio Sabedotti Fornari, Rodrigo Otávio Costa Machado, Rodrigo Possari, Sérgio Murilo Nascimento Mota, Tancredo Vieira, Valdir Couto de Souza Junior, Valdomiro Brischiliari, Vânia Regina Potrich Peluffo e Wilson Berton.


Eliane Detoni, secretária especial de Parcerias Estratégicas de MS

"É quase um dever retribuir a esse Estado um pouco do tanto que nos ofereceu. Com esse sentimento de gratidão é que trabalhamos e vamos continuar nos dedicando para que Mato Grosso do Sul seja cada vez mais próspero, justo e acolhedor", destacou a secretária especial de Parcerias Estratégicas de MS, Eliane Detoni, que usou da palavra em nome dos novos cidadãos sul-mato-grossenses.  

A Comenda do Mérito Legislativo foi instituída pela Resolução 2/1985, para agraciar personalidade nacional ou estrangeira que, em razão de seu trabalho, tenha contribuído para o desenvolvimento e projeção de Mato Grosso do Sul. Foram condecorados com a honraria: André de Arruda Campos, Antonio Carlos Moreira Turqueto, Arino Jorge Fernandes de Almeida, Ayrton de Araújo, Clecio Tina, Ewerton Araujo de Brito, Edecio Burgues de Andrade Junior, Celso Ramos Regis, Fábio Anderson Ribeiro Sampaio, Fernando Lorenz, Germino da Roz Silva, Hélio Peluffo Filho, Helton Benitez da Graça, Ivanildo Teixeira de Faria, Kosuke Ono, Laercio Pereira dos Santos, Márcio Toshio Shiota Iwamoto, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, Maria Aparecida Diogo, Maria Fernanda Balestieri Mariano de Souza, Micael Carlos Andrejzwski, Michael Araújo de Oliveira, Rhaiza Rejane Neme de Matos, Roberto Raimundo Pinheiro Delmondes e Rodolfo Oliveira Nogueira.


Carlos Alberto Franco França, ministro das Relações Exteriores

“Recebo essa homenagem com muita honra. Entendo que é uma homenagem à diplomacia brasileira, à Casa de Rio Branco, ao Itamaraty, ao Ministério de Relações Exteriores, que é um parceiro dos Estados da Federação, sobretudo de Mato Grosso do Sul. Um Estado com importância vital para integração sul-americana”, disse Carlos Alberto Franco França, ministro das Relações Exteriores, que falou em nome dos homenageados com a Comenda do Mérito Legislativo.

Na carreira, Carlos França serviu aos países vizinhos, Paraguai e Bolívia. “Servindo na América Latina por mais de oito anos, eu pude contar com a percepção da importância de Mato Grosso do Sul. Hoje, o lugar que o País busca no mundo o fator chave é a competitividade. Não adianta querer inserir as cadeias globais de valores sem competitividade, um ambiente de negócio seguro, transparência e eficiência logística. Por isso, a importância em das questões defendidas por Mato Grosso do Sul, como, corredor bioceânico, integração dos modais ferroviário, rodoviário e marítimo”, acrescentou o ministro.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.