Neno Razuk ressalta importância do uso de fogos silenciosos nas festas de final de ano

Imagem: Neno Razuk em Sessão Plenária
Neno Razuk em Sessão Plenária
08/12/2022 - 08:20 Por: Assessoria Neno Razuk    Foto:

O deputado estadual Neno Razuk (PL) solicitou por meio de requerimento, esclarecimentos para a Prefeitura de Dourados sobre o uso de fogos de artifício com estampidos, ao invés de silenciosos em Dourados. O pedido foi feito após reclamações de pais de crianças atípicas e idosos que foram prestigiar o “Dourados Brilha”, onde, apesar da informação divulgada pela Prefeitura de que seriam usados fogos silenciosos, ao chegarem no evento, realizado no dia 4 de dezembro na Praça Antônio João, os organizadores usaram fogos de artifício comuns, ou seja, com muito barulho. 

“A situação causou desconforto e até mesmo crise em crianças que foram até o local. E a propaganda da própria prefeitura e da secretaria de Cultura afirmavam que seriam fogos do tipo silenciosos. Por isso, questionamos quais foram os tipos de fogos utilizados para o lançamento do evento e por qual razão não foram utilizados fogos silenciosos”, afirmou Neno. 

O deputado alerta a importância do assunto tanto para crianças com TEA (transtorno do espectro autista), quanto para outros com hipersensibilidade. “O evento havia sido anunciado, inclusive com peças publicitárias, com show de fogos de artifícios silenciosos. No entanto, relatos de pais de crianças atípicas, idosos e  tutores de animais de estimação é de que foram usados fogos com estampidos. Temos que ser inclusivos, pensar em todos os públicos”, reforça o parlamentar. 

Sobre hipersensibilidade 

A hipersensibilidade é uma característica muito comum em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estudos estimam que entre 56% e 80% das pessoas no espectro do autismo apresentam a hipersensibilidade, ou seja, elas sentem demais os estímulos do ambiente, como o som. Sendo assim, o barulho dos fogos de artifício pode ser muito alto para que elas lidem com esse estímulo sem ter uma crise.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.