“Economizar no transporte coletivo gera bem-estar social", afirma Amarildo

Imagem: Na tribuna, o deputado Amarildo Cruz abordou a gratuidade do transporte público coletivo
Na tribuna, o deputado Amarildo Cruz abordou a gratuidade do transporte público coletivo
15/12/2022 - 10:21 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) reforçou na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta manhã (15) a importância da implantação da gratuidade do transporte coletivo em Mato Grosso do Sul, pelo Poder Público. “Eu vi hoje uma declaração do governador eleito, Eduardo Riedel [PSDB], em que ele disse ter a intenção de manter a gratuidade no transporte coletivo, e que é simpático aumentar o subsídio para poder estender essa gratuidade para outros municípios”, relatou.

O deputado também informou que essa questão está sendo estudada a nível nacional. “A equipe de transição também discute a questão do transporte público em todo o País. O transporte coletivo é um direito equiparado a saúde educação, fazendo que o Poder Público assuma o papel em custear o transporte coletivo de qualidade, que tem impactos no bem-estar de cada um”, declarou Amarildo Cruz.

“A economia do usuário com o transporte coletivo dá a ele a condição de utilizar esse dinheiro, que chega até 30% de sua renda, seja empregado na melhoria de qualidade de vida, e isso também fortalece outros setores da economia. Esse é o centro da discussão política, a grande obra da ação política é alcançar o bem-estar social, principalmente quando alcança as camadas mais humildes da população”, explicou Amarildo Cruz.

O parlamentar trouxe um dado importante sobre a gratuidade do transporte público no Brasil. "Já foi implantada em 43 cidades do País, se debatermos, conseguiremos implantar aqui também. É uma tendência nacional, algo concreto, não é uma utopia. No próximo ano, no retorno do ano legislativo voltarei a discutir esse assunto aqui na Casa de Leis, com a possibilidade de criarmos uma Frente Parlamentar. Além da política de incentivos fiscais, porque não nos aprofundamos sobre a questão de gratuidade do transporte coletivo?”, questionou Amarildo.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.