ALEMS entrega Medalha Coronel Adib a 45 profissionais da Segurança Pública

Imagem: Solenidade foi transmitida pelo YouTube e Facebook oficiais da Casa de Leis
Solenidade foi transmitida pelo YouTube e Facebook oficiais da Casa de Leis
15/12/2022 - 21:11 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

A  Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) homenageou na noite desta quinta-feira (15) os profissionais da Segurança Pública e personalidades que atuam ou atuaram em prol da proteção e do desenvolvimento do Estado. O evento, proposto pelo deputado Coronel David (PL), entregou a Medalha de Honra ao Mérito Coronel PM Adib Massad a 45 pessoas.

A honraria foi criada por meio de proposição do mesmo parlamentar, instituída pela Resolução 031/2017 e leva o nome do policial respeitado em todo o Mato Grosso do Sul. Conhecido por sua atuação na fronteira, o coronel Adib Massad nasceu em Cáceres (MT) no dia 22 de abril de 1929. Ele iniciou a carreira policial em 1953, quando ingressou em na Polícia Militar de Mato Grosso, após ter feito o curso preparatório em São Paulo. Três anos depois, tornou-se delegado em Cáceres. Também foi delegado em Poxoréu, Rondonópolis e Dom Aquino, todos em Mato Grosso. Já em Mato Grosso do Sul, atuou em Corumbá, Paranaíba, Jardim e Porto Murtinho.

Na região de fronteira de Mato Grosso do Sul, Adib esteve no comando do antigo Grupo de Operações de Fronteira (GOF), hoje Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, na década de 1990. Com a patente de coronel ganhou notoriedade nacional ao comandar o Grupo de Operações Especiais (GOE), pelo  combate ao crime organizado. Coronel Adib faleceu no dia 3 de março, aos 91 anos.


"Se hoje estou aqui, foi graças a ele", disse o deputado Coronel David

Reconhecimento

Em nome do Parlamento, o proponente deputado Coronel David, agradeceu a presença de todos e ressaltou que é uma justa homenagem. “Minha eterna gratidão. Se consegui atravessar meus mais de 30 anos de serviço militar, foi por estar pautado em valores de meus pais, mas sempre com grandes exemplos, como o do coronel Adib. Sua retidão, honestidade e pleno empenho na atividade contra o crime organizado são lembrados. Sempre implacável contra malfeitores. No começo da minha carreira, com a inexperiência de quem inicia na profissão, tive situações no combate ao crime em que fui ameaçado de morte. Tempos depois fiquei sabendo que foi o coronel Adib quem evitou um atentado contra mim. Então, se aqui estou, foi graças a ele”, ressaltou o deputado emocionado. Também estiveram presentes os deputados João Henrique (PL) e Barbosinha (PP).


Jeder Massad relembra emocionado da carreira do pai

O filho do coronel Adib, Jeder Massad, esteve na solenidade. Ele faz parte da equipe de Segurança da Assembleia Legislativa e disse que a atuação do pai sempre o inspirou. “Acompanhava meu pai desde pequeno e é muito gratificante ver essa homenagem. Sempre batalhando e o vir chegando ao Comando-geral, passa um filme na cabeça. Era uma pessoa muito honesta e muito grato aos colegas de profissão. Hoje eu vejo nosso estado atuando com fortes apreensões na fronteira, tenho o maior orgulho que da atuação das polícias daqui, com tanto brilhantismo. Aos jovens eu falo que sigam o bom caminho, estudem, não se deixem levar pelo crime organizado, batalhem e não desistam em qualquer obstáculo”, afirmou Jeder ao Portal da ALEMS.

Para o coronel Marcos Paulo Gimenes, comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a solenidade foi um misto de honra e sentimentalismo. “Tive a honra de receber conselhos do coronel Adib, mas tive uma das piores missões que foi a de preparar a despedida dele. Campo Grande parou para homenageá-lo. Tenho certeza que hoje ele tem orgulho de que seu nome continua sendo honrado. A Bíblia diz que tudo que vier em suas mãos, faze-o conforme tuas forças. Peço então que Deus continue abençoando a carreira de vocês, sempre focado no comprometimento e na Justiça. Tudo isso representado na figura do coronel Adib", disse.

Também membro da mesa composta para a solenidade, o comandante do Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Hugo Djan Leite, disse que era uma emoção receber a honraria. “Coronel Adib continua sendo uma referência a nós e espero que estejamos fazendo um trabalho à altura dele. Aos agraciados, muito obrigado. É emocionante fazer parte desse momento”.



Homenagem ocorreu no Plenário Júlio Maia. Foto: Wagner Guimarães




Homenageados

Em nome dos homenageados, o delegado e superintendente da Superintendência de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias,  André Matsushita Gonçalves, discursou. “Todo mundo que está aqui já atuou na rua. Nosso lema é servir e proteger, temos isso como missão de verdade, quem mais arrisca a vida todo o dia? Nós policiais, bombeiros e guardas municipais. Nossa própria família, às vezes, não entende nossa profissão. É uma grande honra estar aqui. Somos um dos estados mais seguros para se viver. Os números mostram isso e não se consegue do dia para noite. Se consegue com investimento, infraestrutura e com um efetivo com vontade de trabalhar e galhardia como fazemos”, parabenizou.  

Nesta noite foram homenageados: Ademilson da Costa Rodrigues, Adilson Alves da Silva, Alessandro Cristhian Tagino, André Matsushita Gonçalves, Cleide Maria da Silva, Douglas dos Santos Ferreira, Eduardo Ferreira dos Santos, Esteban Palácios Rodrigues, Eloir Arruda Neto, Franco Alan da Silva Amorim, Frederico Reis Pouso Salas, Hernandes Carmo Ribeiro, Hugo Djan Leite, Jocynelia Costa, Juliano Cardoso Magalhães, Larissa Melgarejo Zapata, Lindomar Domingos da Silva, Luiz Carlos Pereira Vieira, Maurício Pavão Flores, Paulo Eduardo Limberger, Paulo Henrique Nogueira, Renato Dos Anjos Garnes, Rodrigo Leite da Costa, Sidiclei Carneiro da Silva, Rafael Jordan da Silva Boaventura Antunes, Júlio César Teles Arguelho, Paulo Adailton Ribeiro Souza Silva, Carla Rouledo Moretti Leite, Luiz Antônio Trombini Mantovani, Fabio Pinheiro Souto, Jeferson Vaz Estigarribia, Jonys Cabrera Lopes, Luiz Alberto Vilalva, Marco Antonio Benites, Mário César Pereira dos Santos, Nelson Antonio da Silva, Diogo Luiz Bordon de Souza, Gabriel Marin Lugo Magdalena, Divaldo Machado de Menezes, Fabio Milki da Silva, Rafael Pereira da Silva de Souza, Jaime Messias da Silva, Élder Mendes, Fabrício de Carvalho Moura e Valdir Marques da Silva.

A cerimônia contou com apresentações da fanfarra da Polícia Militar e foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis. Reveja no YoutubeFacebook.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.