Comunicação da ALEMS realiza ampla cobertura da diplomação de eleitos

Imagem: Diplomação dos eleitos foi marcada por ampla cobertura jornalísticas da ALEMS e imprensa em geral
Diplomação dos eleitos foi marcada por ampla cobertura jornalísticas da ALEMS e imprensa em geral
19/12/2022 - 23:50 Por: Osvaldo Júnior e Fabiana Silvestre   Foto: Luciana Nassar e Wagner Guimarães


Paulo Corrêa também falou

para quem assistia o evento pelas mídias sociais

Com atenção à transparência, à prestação de serviços e ao interesse público, a Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, na noite desta segunda-feira (19), ampla cobertura jornalística da diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de deputado estadual e federal, senadora, governador e vice-governador do Estado. Profissionais da TV, rádio, site e mídias sociais da Casa de Leis produziram conteúdos que puderam e podem ser acessados e acompanhados por todos os cidadãos, além de serem retransmitidos por emissoras e veículos parceiros.

A cerimônia de diplomação, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), marcou o último ato das eleições deste ano. Na solenidade, que aconteceu na Ondara Palace Buffet, em Campo Grande, foram diplomados os 24 deputados estaduais da 12ª Legislatura do Parlamento sul-mato-grossense, além dos oito deputados federais, da senadora Tereza Cristina (PP) e dois suplentes, do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do vice-governador Barbosinha (PP).

A cobertura completa da solenidade foi uma realização da ALEMS, com apoio da Fundação Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa e do TRE-MS. Para proporcionar aos cidadãos acesso a dados e informações diversificadas e relevantes da cerimônia, a ALEMS mobilizou repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, profissionais em mídias sociais, equipe técnica, entre outros. O Parlamento também contou com a contribuição de FMs do interior, que têm possibilitado, em parceria com a Rádio ALEMS que as informações sobre projetos, debates e novas leis cheguem à quase totalidade dos municípios de Mato Grosso do Sul.

A competência dos jornalistas e demais profissionais da Casa Leis e a parceria, que tem pautado a atuação do Parlamento de modo geral, foram destacadas pelo secretário de Comunicação Institucional, Adriano Furtado, ao comentar a cobertura jornalística realizada nesta noite. "É uma demonstração da competência do trabalho que é realizado hoje na TV e Rádio ALEMS e pela equipe do Site Oficial e das nossas Mídias Sociais", comentou o secretário. "Também demonstra que o Poder Público tem condições de produzir relevantes conteúdos por meio de parcerias, que é algo importante nas atividades da Assembleia. Quando você une esforços, cosegue fazer mais e melhor", acrescentou.

Outro aspecto enfatizado pelo secretário é a contribuição dada pela Comunicação à transparência e à prestação de contas aos cidadãos do que ocorre no Poder Público. "Essa ampla cobertura evidencia nossa capacidade de produzir materiais de qualidade, levando informação e prestando contas a todos os sul-mato-grossenses. Com o esforço de hoje nós conseguimos atingir todos os municípios do interior, diversos sites e interagir com as pessoas de todas as partes do mundo pelas mídias sociais. É justamente esta a intenção da Assembleia Legislativa: chegar ao maior número de pessoas prestando contas e dando transparência ao trabalho legislativo", comentou Furtado. 


Cinegrafistas e fotógrafos da ALEMS, assessores e imprensa em geral

O gerente de TV e Rádio ALEMS, Maurício Piccarelli, destacou a importância da cobertura do evento aos cidadãos de Mato Grosso do Sul. "O cidadão, além de acompanhar a diplomação, pôde ter acesso a informações que nossos repórteres transmitiram por meio de entrevistas, além de dados importantes a respeito dos diplomados”, enfatizou Piccarelli. Reportagens e boletins continuarão sendo divulgados na TV ALEMS e Rádio ALEMS ao longo dos próximos dias. 

Quem não assistiu à solenidade, também pode rever cada momento da diplomação pelas mídias sociais da Casa de Leis. "A partir dos canais oficiais, bem como dos inúmeros compartilhamentos que tivemos e transmissões em parceria, quem estava do outro lado de alguma das inúmeras 'telas' do nosso dia a dia pode se sentir na solenidade e também fazer comentários, interagindo com a ALEMS e com os diplomados", enfatizou a gerente de Site e Mídias Sociais, Fabiana Silvestre. "Conteúdo esse que permanecerá em todos os canais e poderá ser revisto e compartilhado a todo momento", complementou. 

Cobertura jornalística



Horas antes da cerimônia, profissionais da ALEMS já estavam a postos. Antes do início da solenidade, começou a transmissão ao vivo pela TV ALEMSRádio ALEMSFacebook e YouTube da Casa de Leis, bem como a divulgação dos bastidores do evento pelos stories dos canais oficiais no Instagram e Facebook. Repórteres da Casa de Leis e da imprensa estadual entrevistaram os eleitos, em uma cobertura plural e democrática. Entre eles, o presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB), deputados e o futuro governador, Eduardo Riedel, ambos do PSDB. 

Para o site oficial, foram produzidas matérias sobre a solenidade, com falas de autoridades, e sobre os novos parlamentares que comporão a 12ª Legislatura da ALEMS. Em uma das reportagens, há informações gerais sobre o evento e dados do desempenho nas urnas das duas deputadas e dos 22 deputados estaduais eleitos. Na outra, os parlamentares eleitos ou reeleitos falam sobre os desafios e as prioridades de seus mandatos.


Parte da equipe TV ALEMS

Foram reeleitos 17 deputados estaduais, sete iniciarão o mandato pela primeira vez ou retornam à Casa de Leis. A galeria de imagens traz imagens de todos os diplomados durante a solenidade. 

A veiculação pela Rádio ALEMS foi retransmitida, sem custo para a Casa de Leis, por diversas emissoras do interior, abrangendo quase todo o Estado. Além dos canais da Casa de Leis, a transmissão também foi feita pela TV Educativa, por emissoras parceiras, rede interativa News, Canal 20 da Lignet (TV por assinatura) e mídias sociais, que também trouxeram os bastidores do evento.

Na página do Facebook da ALEMS, diversas pessoas postaram comentários, parabenizando a cobertura e desejando boa sorte aos eleitos.


Parte da equipe Site e Mídias ALEMS, assessoras

e o presidente Paulo Corrêa

"Realmente, a transmissão está excelente! Muito bom mesmo, gritante, sensacional", comentou César Ferreira, inserindo várias "palmas" após seu texto. "Parabéns a todos os eleitos diplomados", postou Ronilço Guerreiro. Já Hélio Sales, parabenizou o novo chefe do Executivo estadual. "Parabéns governador, que Deus te ilumine sempre nessa nova caminhada", escreveu.

A live da solenidade obteve 6,3 mil visualizações no Facebook até às 8h55 desta terça-feira (20). Até o momento, 778 pessoas assistiram a cerimônia na página oficial da ALEMS no YouTube. 

Diplomação

Por meio da diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, assim, está apto a tomar posse no cargo. Durante a cerimônia, os eleitos recebem diplomas assinados pelo presidente do Tribunal Eleitoral. Em se tratando de Mato Grosso do Sul, quem assina esses documentos é o presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro. 

A entrega dos diplomas só ocorre após o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Não é diplomado o candidato cujo registro de candidatura tenha sido indeferido. A diplomação representa assim o último momento do processo eleitoral. 

Leia mais:

Perspectiva: Trabalho é a palavra-chave para os novos mandatos da ALEMS

Deputados estaduais da 12ª Legislatura são diplomados pelo TRE/MS

Posse de eleitos em MS terá transmissão e cobertura da Comunicação da ALEMS

*Texto alterado para acréscimo de informações às 8h55 de 20/12/2022.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.