Aliada dos Poderes constituídos, ALEMS é enaltecida na posse dos deputados estaduais

Imagem: Representantes de instituições diversas prestigiaram a solenidade de posse dos deputados estaduais
Representantes de instituições diversas prestigiaram a solenidade de posse dos deputados estaduais
01/02/2023 - 16:33 Por: Christiane Mesquita    Foto: Wagner Guimarães

Nesta manhã (1ª), o Plenário Júlio Maia abrigou a solenidade de posse dos deputados estaduais, eleitos em 2022. Entre as palavras que marcaram a cermimônia, duas foram evidentes: emoção e reconhecimento. Na festa da posse, os 24 parlamentares eleitos assumem o cargo. Em 2023, duas mulheres integram o Parlamento Estadual. Representantes dos poderes constituídos prestigiaram o evento e enalteceram a atuação dos parlamentares da Assembleia Legislativa, sempre em benefício do cidadão sul-mato-grossense.


Riedel ressaltou atuação em parceira da Casa de Leis

O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), reforçou a importância da atuação da Casa de Leis para a gestão do Executivo. “É necessário reconhecimento ao papel que esta Casa de Leis vem cumprindo, principalmente em tempos difíceis. Executivo e Legislativo sempre sentaram juntos na mesma mesa, o que demonstrou o alto espírito público que sempre prevaleceu em nosso Estado. É com essa vivência, e exitosa plena confiança, um regime de intensa colaboração e parceria entre os poderes, que saúdo hoje todos os empossados. Esse Parlamento encontrará a frente do Estado um governador aberto ao diálogo. Que essa nova legislatura tenha uma jornada transformadora, inspirada nos valores que alicerçam a nossa história, nos princípios éticos que movem as sociedades modernas, e na garantia de direitos e obrigações que alimentam a alma do regime democrático, essas serão sempre, para cada um de nós, tarefas intransferíveis”, ressaltou.   

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Jerson Domingos, reforçou o objetivo em comum de ambas instituições. “O Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa são instituições que trabalham em prol do interesse da população do nosso Estado. Buscamos sempre esse apoio e parceria mútua que reforçam a responsabilidade que todos temos em trabalhar em favor de um só projeto, o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, declarou.  

Homero Lupo Medeiros, defensor público-geral, falou sobre a expectativa do trabalho realizado pela Assembleia Legislativa em parceria com o órgão.  “Com a abertura dos trabalhos do ano de 2023, a Defensoria Pública espera que as parcerias já desenvolvidas com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sejam reforçadas e que as tratativas com as autoridades dessa Casa de Leis, empossadas hoje, se mantenham ainda mais cordiais, respeitosas e comprometidas com as demandas da população sul-mato-grossense, em especial, as assistidas e assistidos da Defensoria Pública de MS”, considera.  

Mesa Diretora


Gerson Claro é novo presidente da ALEMS

Após a instalação da 12ª Legislatura da ALEMS, que aconteceu com a posse dos parlamentares, aconteceu, em sessão extraordinária, a eleição da Mesa Diretora. Os eleitos são os responsáveis pela condução dos trabalhos das próximas duas Sessões Legislativas (2023-2024). O deputado Gerson Claro (PP) foi eleito presidente, Renato Câmara (MDB) o 1º vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB) para 2º vice-presidente e Mara Caseiro (PSDB) ocupará a 3ª vice-presidência. Paulo Corrêa (PSDB) será o 1º secretário, Pedro Kemp (PT) ocupará a 2ª secretaria, e o deputado Lucas de Lima (PDT) será o 3ª secretário.    

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.