Mês da Mulher: Exposição no saguão da ALEMS exalta ícones femininos

Imagem: Mesas com 20 retratos e histórias estão dispostas no saguão junto à Galeria dos Presidentes
Mesas com 20 retratos e histórias estão dispostas no saguão junto à Galeria dos Presidentes
13/03/2023 - 11:22 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

Mulheres que inspiram gerações estão retratadas no saguão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) na exposição “A Mulher na História”, como parte das comemorações do mês alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Você pode prestigiar a galeria de fotos e informações de 20 mulheres que se tornaram ícones na luta pela conquista de espaço em diversas áreas, até o dia 31 de março, no saguão térreo do Palácio Guaicurus.

A cientista Marie Curie, a ativista Malala Yousafzai, a religiosa Madre Teresa, a escrava Chica da Silva, a pintora Tarsila do Amaral, são algumas das mulheres retratadas pelas molduras de madeira reciclada que compõem a exposição organizada pelas embaixadoras da paz Delasnieve Daspet e Ana Cristina Franzoloso. A atriz Glauce Rocha, a cantora Delinha e a advogada Raimunda Luzia são algumas das sul-mato-grossenses que você poderá prestigiar na lista das mulheres que inspiram a luta por mais igualdade de gênero.

Segundo Delasnieve, a exposição é fruto de uma ideia para mostrar mulheres que atuaram em prol da humanidade. “Eu sou a representante para o Brasil do Círculo de Embaixadores da Paz, que é uma entidade Suíça que atua na promoção da paz e eu indico as pessoas que desenvolvam trabalhos nesse sentido. A Ana faz esse trabalho na área de sustentabilidade, reaproveitamento da água, isso é cultura de paz, porque está ajudando o planeta a ter melhoria de vida. E essa exposição junto a ela quer mostrar essas mulheres que atuam na melhoria de vida e em prol da nossa história”, explicou.


Exposição ficará até 31 de março. Foto: Luciana Nassar

Ana Cristina explicou que são 60 mulheres retratadas e que as 20 primeiras estão expostas na ALEMS. “A exposição continuará durante todo ano de 2023 em vários locais e queremos mostrar mulheres que juntas conseguiram fazer um planeta melhor. Temos mulheres maravilhosas exercendo esse papel”, reiterou.

A servidora do setor do Cerimonial, Nadir Salte Pasa, elogiou a iniciativa. “Achei de suma importância para conhecermos mulheres lindas e de força que viveram, algumas ainda estão aí, nos dando exemplo da grandeza, da garra, que cada uma deixou com seu exemplo. Percebemos que podemos ser feliz, mesmo lutando todos os dias. Achei muito importante para nós mulheres. Como eu acompanhei a montagem da exposição, devido ao evento do Dia da Mulher, vi pessoas se emocionando lendo. Me falavam: ‘nossa estou toda arrepiada’. Ainda quero ter mais um tempinho para ler mais vezes, porque realmente a gente se emociona de ver o que deixaram para gente, para as próximas gerações. Que possamos ser também um exemplo para as que virão”, resumiu.

Deputadas

As deputadas Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB) prestigiaram a exposição. “Reconhecer a importância das mulheres na história do mundo é uma forma de trazer reflexão a respeito da capacidade da mulher na construção e no desenvolvimento da nossa sociedade. Precisamos levantar a nossa voz e destacar que, temos sim, papel de protagonistas, assim como os homens. Desta forma, convido toda a população a vir conhecer a exposição Mulheres na História”, disse a deputada Mara Caseiro.

Como forma de inspirar outras mulheres a fazerem parte do Parlamento Estadual, você pode, além de visitar a exposição, também acessar o especial ALEMS e Elas, produzido pela Gerência de Site e Mídias, em que você encontra quem foram as dez presenças femininas que passaram pela Casa de Leis ao longo de 12 Legislaturas – acesse aqui. E abaixo veja mais sobre a exposição na matéria da TV ALEMS.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.