Estudantes de escola bilíngue têm aula prática sobre Parlamento

Imagem: Estudantes e professores durante sessão plenária nesta terça-feira
Estudantes e professores durante sessão plenária nesta terça-feira
14/03/2023 - 11:01 Por: Glaucia Jandre   Foto: Wagner Guimarães

Alunos da Escola Adventista de Campo Grande, unidade Jardim dos Estados, visitaram nesta terça-feira (14) a sede do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Durante a visita ao Palácio Guaicurus, tiveram a oportunidade de conhecer a história e a estrutura da Casa de Leis e assistir à sessão plenária com os parlamentares.

Os estudantes, do Ensino Médio do Programa Griggs International Academy, receberam as boas-vindas do presidente, Gerson Claro (PP), e também foram recebidos pelo deputado Amarildo Cruz (PT), que conversou e tirou dúvidas sobre a tramitação de uma proposta de lei. 


Deputado Amarildo em conversa com estudantes

Ele destacou a importância da aproximação da Casa de Leis com a sociedade estudantil. “O Brasil se espelhou muito no modelo Norte-Americano e o que mais nos diferencia é a autonomia estadual sobre as decisões e leis particulares dos americanos. Acredito que o mais importante é mesmo a escola poder proporcionar aos alunos o conhecimento do Legislativo e entender o processo do seu funcionamento na prática”.

Os alunos foram recebidos, ainda, pelo deputado Lidio Lopes (Patriota) e tiveram a oportunidade de expor ideias, tirar dúvidas e também registraram o momento. Segundo o coordenador do Programa Griggs, Joel Ramos, pela manhã os estudantes fazem o Ensino Médio brasileiro e no, período da tarde, o norte-americano.

“Têm crescido o interesse pela política e o conhecimento das atividades públicas. A oportunidade de trazê-los aqui contribui com o pensamento crítico dos nossos alunos para entender a realidade brasileira e fazer um paralelo com o que estamos aprendendo em sala de aula”, enfatizou o coordenador.


Uma pausa para foto com deputado Lidio Lopes

Daniel Pastick, aluno do 2º ano, disse que a visita proporcionou um entendimento prático da teoria conhecida nos livros. “Hoje, nós aprendemos aqui o funcionamento da Assembleia e como é a aprovação das Leis. Isso desperta em nós a vontade de participar ainda mais”, comentou. 

O registro dos estudantes foi realizado durante a sessão e a visita cívica foi guiada pela equipe da Gerência de Cerimonial da ALEMS. Para agendar a visita institucional é necessário entrar em contato pelos telefones: (67) 3389-6359/6232.

Saiba mais sobre a história da ALEMS clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.