Zé Teixeira apresenta Moção de Pesar pelo falecimento de José Elias

Imagem:
14/03/2023 - 12:43 Por:    Foto:

O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), apresentou Moção de Pesar pelo falciomento do engenheiro agrônomo José Elias Moreira, ex-prefeito de Dourados e ex-deputado federal na Assembleia Nacional Constituinte, por seu falecimento aos 82 anos de idade, ocorrido no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo/SP, onde estava internado há cerca de um mês para tratamento contra um câncer que enfrentava há vários anos.

“Mato Grosso do Sul e a sociedade douradense perdem um grande cidadão, participativo e que muito contribuiu com nosso Estado e a comunidade, merecedor de nosso respeito pela nobreza de caráter, pelo legado de exemplos de vida deixado à família e amigos, e em reconhecimento também à dedicação por seu trabalho junto ao Legislativo Federal, no Poder Executivo Estadual e no Executivo Municipal de Dourados, conclamamos os nobres Pares desta Casa de Leis nesta homenagem singela ao seu nome e a seus familiares”, afirmou Zé Teixeira. 

História - O ex-prefeito José Elias Moreira, é Natural de Poços de Caldas-MG, nascido em 20 de julho de 1940. Formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Rural do Brasil (Escola Nacional de Agronomia) na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), o Mineiro chegou a Dourados, no então Mato Grosso, em 1958, era casado com a Senhora Adenil Carneiro Moreira, deixa além da esposa seus três filhos: José Elias Moreira Junior, Lidiane Moreira Costa e Joaquim Elias Moreira, netos e uma lacuna de saudade em toda a família, José Elias também era tio do ex-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior.

Em 1976, Zé Elias, como era chamado, foi eleito prefeito de Dourados pelo PDS. No ano de 1982, foi escolhido por seu partido para concorrer ao governo de Mato Grosso do Sul, perdendo o pleito para o candidato do então PMDB, Wilson Barbosa Martins, encerrando seu mandato no cargo de Prefeito de Dourados em 1983. Assumiu, assim, a presidência regional do PDS.

Em 1986, se desfiliou do partido PDS, ingressou no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e assumiu o cargo de Delegado da Convenção Nacional. Nesse mesmo ano, foi eleito Deputado Federal Constituinte por Mato Grosso do Sul. Após a promulgação da nova carta constitucional, em 1988, passou a exercer o seu mandato no Poder Legislativo Federal, disputou a prefeitura de Dourados contra o também engenheiro Braz Melo, perdendo as eleições por apenas 411 votos.

Disputou, no ano de 1990, outra vaga no Poder Legislativo Federal, tendo sucesso e conseguindo se reeleger. Nesse mandato, passou a ser vice-líder da Bancada do PTB na Casa. Encerrou o seu mandato em janeiro de 1995, não postulando mais uma reeleição, no ano eleitoral de 1994. Já no ano de 1998, almejou um cargo de deputado estadual por Mato Grosso do Sul, não obtendo votos suficientes para este cargo. Ele foi Secretário de Meio Ambiente durante o mandato do então governador Zeca do PT e Secretário de Planejamento na gestão da prefeita Délia Razuk.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.