Deputado Amarildo Cruz é velado na ALEMS e Casa está em luto oficial

Imagem: Bandeiras em frente à Assembleia Legislativa estão a meio-mastro devido ao falecimento do deputado Amarildo Cruz
Bandeiras em frente à Assembleia Legislativa estão a meio-mastro devido ao falecimento do deputado Amarildo Cruz
17/03/2023 - 14:45 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Léo Rocha

O velório do deputado estadual Amarildo Cruz, falecido nesta sexta-feira (17), está sendo realizado no saguão Nelly Martins, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), até por volta das 6h da manhã deste sábado (18). O parlamentar teve três paradas cardíacas e não resistiu. A Casa de Leis decretou luto de três dias, conforme consta no Ato 22/2023 da Mesa Diretora, publicado em edição extra do Diário Oficial do Parlamento. As bandeiras, na entrada da ALEMS, estão a meio-mastro.  

O Ato da Mesa Diretora também designou comissão para acompanhar e representar a ALEMS na cerimônia fúnebre, que será em Presidente Epitácio (SP). A comissão, formada pelos deputados Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp (PT) e Pedrossian Neto (PSD), acompanhará o cortejo até a cidade natal de Amarildo.  


Deputado Amarildo Cruz faleceu nesta sexta-feira

(Foto: Luciana Nassar)

Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, Amarildo assumiu o posto de deputado estadual na ALEMS por cinco vezes. Foi eleito pela primeira vez em 2006, com quase 18 mil votos. Em 2010, concorreu à reeleição, ficando como 2º suplente em sua coligação. Em 2012 assumiu a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso do Sul (Ibama-MS).

Em 2013, retornou ao Parlamento Estadual, tendo como destaque em sua atuação a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, a qual investigou irregularidades nos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para unidades hospitalares de 11 municípios de Mato Grosso do Sul.

Com 20.585 votos foi reeleito para o terceiro mandato na ALEMS, em 2014. Como primeiro suplente do PT, em 1º de junho de 2021 assumiu pela quarta vez como deputado estadual, após o falecimento do deputado estadual Cabo Almi em decorrência da Covid-19. Em 2022, foi reeleito para seu quinto mandato, com 17.249 votos, participando da atual 12ª Legislatura como líder da Bancada do PT.

Leia mais:

Luto: ALEMS lamenta morte do deputado Amarildo Cruz

Parlamentares usam mídias sociais para homenagear Amarildo Cruz

Amigos destacam qualidades de Amarildo Cruz: sensível, respeitoso e combativo

*Matéria editada às 22h, de 17/03/2023, para atualização de informações.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.