Amigos destacam qualidades de Amarildo Cruz: sensível, respeitoso e combativo

Imagem: Deputado Amarildo Cruz faleceu no início da tarde desta sexta-feira após três dias hospitalizado
Deputado Amarildo Cruz faleceu no início da tarde desta sexta-feira após três dias hospitalizado
17/03/2023 - 19:10 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Sensível às causas sociais, respeitoso, humano, combativo e muito estudioso. Essas são algumas qualidades de Amarildo Cruz, conforme destacaram amigos e pessoas próximas do parlamentar, falecido nesta sexta-feira (17), em Campo Grande. Amarildo, que ocupou o posto de deputado estadual por cinco mandatos, teve como importantes bandeiras o enfrentamento ao racismo, defesa do meio ambiente, democracia e a luta pelos direitos humanos.


Jaqueline: "Aprendi muito com ele”

(Foto: Leo Rocha)

“O Amarildo se preocupava demais com a justiça social e com as pessoas”, disse Jaqueline dos Santos, assessora de comunicação do parlamentar. “Como militante do Partido dos Trabalhadores, ele não cansava de lutar por mudanças na sociedade. E até mesmo as melhorias dentro do próprio partido”, acrescentou. Ela também enfatizou sua qualidade como pai e atuação no Movimento Negro. “Eu estive muito próximo dele e tive muito acesso à família. Ele sempre foi um pai muito bom. Estar junto do Amarildo e junto das pautas raciais pra mim foi fundamental como pessoa. Eu cresci muito estando do lado dele. Aprendi muito com ele”, finalizou.

O chefe de gabinete do Amarildo, Paulo Barbosa, afirmou que o parlamentar sempre foi atuante em causas sociais. "Logo depois que passou no concurso público aos 18 anos, ele ajudou a criar o sindicato de sua categoria. A partir daí, focou toda sua vida pública nas questões sociais”, lembrou. “E quando chegou ao Parlamento, toda sua ação como deputado sempre foi ligado mais às causas sociais, sobretudo em favor dos que mais necessitam da intervenção do poder público”, completou.


Paulo: "Seu legado fez diferença ao Estado"

(Foto: Leo Rocha)

Paulo Barbosa mencionou outras qualidades de Amarildo. “Sempre foi muito focado, exigente e muito estudioso em tudo que fez. Todo assunto, toda bandeira, que defendia, sempre contribuía com muito conhecimento”, afirmou. Um dos destaques da atuação pública de Amarildo foi a moradia. “Quando foi secretário de Habitação, ele liderou um dos grandes projetos de Habitação do Estado. Naquele momento, ajudou bastante o déficit habitacional cair aqui no Mato Grosso do Sul e,  consequentemente, possibilitou que muitas pessoas que não tinham acesso à moradia própria passassem a ter. De todas as questões nas quais ele atuou como homem público, a que o deixou mais realizado foi o que fez no setor da moradia”, comentou o chefe de gabinete.  “Teve ao lado do pequeno produtor principalmente, da questão indígena, fez um trabalho muito forte na promoção racial. Enfim, o seu legado fez diferença, com certeza absoluta, para melhor aqui no Estado”, finalizou.


Zirleide: "Era muito especial por ser estudioso"

(Foto: Leo Rocha)

A subsecretaria estadual de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Zirleide Silva Barbosa, que trabalhou com Amarildo por três mandatos, também disse que o parlamentar era muito estudioso e conseguia transitar em vários temas. “O Amarildo era muito especial por ser um deputado estudioso, um requisito fundamental para fazer o que ele fazia. Ele transitava por várias pautas e dava conta de discutir essas temáticas, inclusive uma delas era a questão ambiental, que eu trabalhei diretamente com ele”, falou.

Zirleide também enfatizou a capacidade de articulação do parlamentar. “Seu mandato conseguia chegar a diversos municípios. Era um deputado que tinha um olhar sensível. Além de conseguir atuar em várias pautas, fazia interlocução com prefeitos, vereadores, organizações, partidos. Sempre esteve no Partido dos Trabalhadores e defendia as pautas colocadas pelo partido de uma forma tranquila e conseguia chegar a diversas pessoas”, disse.


Vânia: "Foi referência como militante e amigo"

(Foto: Leo Rocha)

Também militante no Movimento Negro, Vânia Lúcia Baptista Duarte, subsecretária de Estado de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial, comentou que o parlamentar fez muito diferença no enfrentamento ao racismo. “O Amarildo Cruz era uma pessoa muito especial. Por muito tempo, o único deputado negro, uma pessoa que se ascendeu socialmente na questão da sua militância negra. Para nós, militantes do Movimento Negro, ele fez muita diferença. Não só por ser um negro, mas pela luta, pela militância, pela proximidade com essa população negra. E nós trazendo as nossas pautas e muitas delas, ele trazendo a resolução, os encaminhamentos. Estamos, sim, muito tristes, muito abalados. Mas ele deixa um legado, uma referência para nós, em sua forma de agir, como militante, como amigo. Que, neste momento, Deus fortaleça os amigos e familiares”, afirmou.

Último discurso e cerimônia fúnebre

As qualidades destacadas pelos amigos e companheiros de militância de Amarildo estão em sintonia com a fala do deputado em seu último discurso na ALEMS, na sessão de terça-feira (14). Ele usou a palavra para defender a democracia, a liberdade, o combate à desigualdade e promoção da dignidade a todos sem diferenças. "Senhor presidente, eu entendo que é meu papel como parlamentar eleito entre outras coisas é trazer para o Parlamento as minhas convicções, minha visão de mundo, as coisas que eu verdadeiramente acredito e, entre essas coisas, estão a democracia, o estado democrático de direito, a exaltação à liberdade, o combate a desigualdade, a criação de condições mínimas de dignidade para o ser humano indistintamente", discursou pela última vez Amarildo.

Amarildo Cruz faleceu no início da tarde desta sexta-feira após não resistir a três paradas cardíacas. Ele estava internado desde terça-feira (14) no hospital Proncor, em Campo Grande. O deputado deixa companheira e três filhos. O velório será realizado no saguão Nelly Martins, na Casa de Leis, da noite desta sexta-feira às 6h de sábado. Depois, o corpo segue para Presidente Epitácio (SP), onde também será velado e sepultado. Comissão, formada pelos deputados Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp e Pedrossian Neto (PSD), acompanhará o cortejo até a cidade natal de Amarildo. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.