Mês da Mulher: Amor pelo Parlamento se resume na história de Maria na ALEMS

Imagem: Maria José Xavier dedicou 44 anos de serviços à ALEMS e seis anos à ALMT
Maria José Xavier dedicou 44 anos de serviços à ALEMS e seis anos à ALMT
23/03/2023 - 07:50 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

Com uma lucidez louvável, Maria José Xavier, a primeira mulher contratada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), relembra quando ajudou a montar a primeira sede do Legislativo em meados de dezembro de 1978. A posse dos deputados estaduais na instalação do Parlamento de Mato Grosso do Sul, em 1º de janeiro de 1979, é contada com carinho pela servidora, que trabalhou por 50 anos para o Poder Legislativo – seis pela Assembleia do então Mato Grosso uno e outros 44 anos para a ALEMS, se aposentando em  2023.


Arquivo Pessoal

Ela esteve na Casa de Leis participando do Censo Previdenciário aos servidores e contou que, apesar de sua matrícula ser a de número 318, ela tem até o apelido carinhoso de ‘01’. “Naquela época registraram os funcionários por ordem alfabética e pelo meu nome ser com M, fiquei lá no final, mas tem alguns deputados que me chamam de 01 até hoje. Eu era chefe de gabinete do deputado estadual Ruben Figueiró, em Mato Grosso. Já era efetivada, mas pedi exoneração em novembro de 1978 para vir atuar aqui, já que minha família morava a maior parte em Corumbá e ficava melhor para mim, mas eu fui a primeira funcionária da Casa na transição do Mato Grosso para cá. É igual minha data de nascimento, fui registrada dia 25 de março de 1942, mas eu nasci mesmo dia 8 de outubro de 1941”, brincou Maria José, que é filha de pernambucanos que vieram para o estado em antigo pau-de-arara.

Formada em Direito, seu amor pelo ofício é refletido pelo cuidado com cada detalhe. “No recesso de dezembro corri organizar os primeiros gabinetes, na Rua Barão do Rio Branco, pois em janeiro tomariam posse. Todos colocaram a mão na massa. Montamos móveis, comprei tapetes, tudo muito simples. Depois que ajustei o gabinete que seria do deputado presidente, eu pedi se podia, ao menos, comprar um arranjo de flor. Meu chefe na época disse que não queria gastar com isso, mas eu consegui convencer ao menos para o presidente e fui. Cheguei lá na floricultura tinha um lançamento de uma planta nova, a tal da samambaia havaiana e eu trouxe, ficou linda demais. Aí depois eu falei: ‘posso pedir só mais uma coisa, me deixa tirar uma mudinha?’ Eu cuidei tanto, que ela virou uma samambaia vistosa e está viva até hoje lá em casa”, contou Maria José.


Maria com a samambaia que cuida há 44 anos

A transferência do Parlamento para a sede no Palácio Guaicurus, no Parque dos Poderes, foi destacada com ânimo. “Em 1986 mudamos para cá. Na época fiquei tão feliz, porque lá na Rua Barão eram salinhas pequenas e aqui eram de fato gabinetes, prontos para receber o povo. Claro que não está essa beleza que está agora reformada, a minha linda Casa, falo sempre que aqui é minha Casa. Aqui constituí família, tive minha filha, que é advogada, mas aqui passei a vida toda quase. Comecei como secretária do diretor-geral, depois fui diretora-geral adjunta e aí sim diretora geral legislativa. Já comandei uma equipe de 80 pessoas. Aposentei-me como coordenadora geral legislativa”, contou.

As mudanças tecnológicas também foram recebidas com entusiasmo, ela relembrou. “Naquele tempo não tinha nem internet. Não tínhamos tempo nem de piscar. Eu ficava aqui o dia inteiro, fazia montagem dos processos legislativos, batia na máquina e aí quando veio a primeira IBM, elétrica, só faltamos soltar foguetes. Acompanhei toda a evolução tecnológica, que melhorou muito nossa vida. Acompanhei também a melhoria da publicidade dos atos, até mesmo com os canais de comunicação como o Site Oficial”, descreveu.

Mulheres no Parlamento

As mulheres que passaram pelo Parlamento são lembradas com carinho pela servidora. “As deputadas que passaram por aqui, elas colaboraram muito. Algumas bem importantes, como a Simone Tebet [MDB], que hoje é ministra e já foi minha diretora-geral legislativa. Ela tem muito conhecimento, ela expõe seu pensamento sem titubear. Filha de um homem fantástico, que também estava aqui quando entrei [Ramez Tebet], foi uma figura marcante. A Celina [Jallad] também muito inteligente. A Mara Caseiro [PSDB], hoje aí tão atuante. Todas as leis que fizeram ajudaram o Estado a crescer muito”, considerou Maria José.


Especial reúne quem são as 10 deputadas na ALEMS

Saiba mais sobre todas as mulheres que passaram pelas 12 Legislaturas na página multimídia especial ALEMS e ELAS, criado pela Gerência de Mídias Sociais e Site da Casa de Leis em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com as leis que beneficiam as mulheres e diversos materiais para o empoderamento feminino – acesse gratuitamente aqui.

Para compartilhar o segredo da longevidade com tanta saúde, Maria José contou como era como servidora e um pouco sobre seu estilo de vida. “Eu sempre me dei bem com todos, respeitei hierarquia e digo que se eles [os(as) deputados(as)] estão aqui é, porque foram eleitos e merecem nosso respeito por isso. O segredo é viver de bem com a vida, respeitar o sentimento de cada um. Tem dia que a gente amanhece, conversa e vê que a pessoa está irritada e nervosa, então releva, porque a gente pensa que ela deve ter algum motivo para estar assim. Eu sempre tento viver de bem com a vida.  Cuido da saúde e de vez em quando vou dar umas voltas, passear e ver minha família em Corumbá”, finalizou.

Maria José Xavier já recebeu o Título de Cidadã Sul-mato-grossense em 2013 e o Diploma do Mérito Legislativo em 2009, pelos trabalhos prestados pela ALEMS, ao Estado. Em uma única edição do Servidor Padrão da ALEMS, Maria José foi a escolhida pelos seus colegas do setor jurídico. Ela também já foi retratada em outra matéria especial que você pode rever clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.