Neno Razuk comemora 30 anos da UEMS e relembra emoção quando universidade foi criada
Foi já na década de 90 que o deputado Roberto Razuk, que era amigo pessoal, do então governador Pedro Pedrossian, fez uma colocação que inspirou o chefe do Executivo Estadual. De acordo com as memórias do próprio Razuk, ele disse:
- Dr. Pedro, o senhor já pensou em ser o único governador do país a implantar três universidades? Isso vai ficar para a história! – argumentou Razuk.
O governador ficou quieto, sério e pensativo.
Nesta época, Pedrossian já havia implantado a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que, após a divisão do Estado, também deu origem à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
No outro dia, às 5h da manhã, Razuk recebeu um telefonema do chefe de gabinete de Pedrossian, dizendo:
- Desculpe o horário, mas preciso lhe comunicar que Dourados acabou de ganhar uma universidade!
Assim, há trinta anos a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) começou a fazer história. Uma história cheia de orgulho para toda família Razuk, em especial para o deputado estadual Neno Razuk (PL) que acompanhou de perto a luta do pai, o ex-deputado Roberto Razuk para que a entidade virasse uma realidade em Dourados.
“Lembro que meu pai conta que quando ele chegou à Assembleia Legislativa para seu primeiro mandato de deputado estadual, ele viu que muitas coisas teriam que ser mudadas na Constituição Estadual. Os tempos eram outros, e somente no segundo mandato e com muita insistência junto ao governador Pedro Pedrossian, que ele conseguiu tornar realidade o sonho de dotar nosso Estado de uma Universidade própria”, conta Neno com orgulho.
Agora, Neno garante que continuará trabalhando para que a UEMS seja cada dia mais fortalecida. “Esse é um compromisso do governador Eduardo Riedel com a comunidade douradense e de toda região e eu acredito que ele vai cumprir, fortalecendo cada dia mais a nossa universidade. Comemorar os 30 anos da UEMS com visão de futuro é tão importante quanto relembrar a luta do meu pai, do ex-deputado Walter Carneiro e tantos outros que participaram para que hoje a universidade esteja entre as melhores do país”, comemora.