Abril Azul: Livro infantil ressalta a importância do acolhimento às diferenças

Imagem: Livro digital, o mais recente da coleção "Cidadania é o bicho", fala sobre aceitação das diferenças no mês de campanha sobre o autismo
Livro digital, o mais recente da coleção "Cidadania é o bicho", fala sobre aceitação das diferenças no mês de campanha sobre o autismo
20/04/2023 - 11:01 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Arte: Luciana Kawassaki

Sob um aspecto somos todos iguais: em nossas diferenças. E é sobre ser diferente e ser acolhido tal como é que trata o mais recente livro digital infantil produzido pela Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Com o título “Corria no Pantanal uma ema: um conto sobre as diferenças”, o livro aborda, com leveza poética, um tema sério: o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A publicação integra as ações da Casa de Leis relativas ao “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo.


História traz texto profundo e poético e ilustrações da paisagem pantaneira

Uma árvore frondosa à margem de um rio pantaneiro é o point da bicharada. É onde os animais se encontram para ouvir as histórias da dona Coruja. É a partir desse cenário que a jornalista Christiane Mesquita, autora do livro, constrói uma agradável e profunda narrativa sobre ser diferente. O texto é enriquecido por belas ilustrações, com muitas cores, feitas pela artista visual Luciana Kawassaki.

"O diferente sempre me fascinou, até porque é como se eu me visse entre os diferentes, por diversos motivos. Ano passado, quando eu fiz a matéria especial, me despertou o interesse em conhecer ainda mais sobre o assunto”, disse Christiane Mesquita. “Esse livro digital é uma contribuição para dar visibilidade ao autismo e às diferenças que todos temos", completou a autora.

Abril Azul

A campanha Abril Azul foi instituída pela Lei Estadual 5.721/2021, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos).Um mês voltado às ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data foi escolhida em alusão ao 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. De acordo com a lei, a campanha objetiva busca informar, sensibilizar, envolver e mobilizar a sociedade civil sobre o Transtorno do Espectro Autista.

Cidadania é o bicho

Este é o sexto livro da coleção “Cidadania é o bicho”, publicações digitais infantis que tratam de temas ligados à promoção e à defesa de direitos humanos por meio de histórias protagonizadas por animais da fauna pantaneira. As outras histórias falam de violência de gênero, violação de direitos de crianças e adolescentes, direitos dos idosos e sobre o racismo. A coleção é uma produção da Gerência de Site e Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS.

Para acessar e baixar gratuitamente o livro “Corria no Pantanal uma ema: um conto sobre as diferenças” e as demais publicações, clique aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.