Deputada propõe lei para combater o preconceito contra pessoas com transtorno mental

Imagem:
30/03/2023 - 14:48 Por: TAVANE FERRARESI   Foto: Victor Chileno

O combate ao preconceito contra pessoas com transtornos mentais é motivo de projeto de Lei da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB). Conforme a proposta, o dia 12 de abril deverá ser incluída no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, como o “Dia Estadual de Enfrentamento à Psicofobia para combater as atitudes preconceituosas e discriminatórias contra pessoas com transtornos mentais”.

A sugestão do presente Projeto de Lei chegou à deputada, por meio da Presidente da Associação Sul-mato-grossense de Psiquiatria, Dra. Gislayne Budib Poleto. “A psicofobia é um termo novo, mas denomina condutas muito conhecidas, como por exemplo, atitudes preconceituosas e discriminatórias com os que possuem deficiências ou transtornos mentais, medo de seus tratamentos e dos profissionais que atuam na área da saúde mental”, disse ela.

Para a deputada, a “psicofobia” precisa ser combatida, mas para isso, precisa haver conscientização da sociedade. “Atualmente, o adoecimento mental é, sem dúvida, o mal do século, sendo a principal causa de incapacidade do ser humano. Apesar disso, esse assunto ainda é um verdadeiro tabu. As pessoas com transtornos mentais sofrem com a própria doença, com o estigma, discriminações e violações de direitos humanos”, ressaltou a parlamentar.

Diante deste contexto, para conscientizar a sociedade sul-mato-grossense sobre o preconceito contra pessoas que têm transtornos e deficiências mentais, Mara Caseiro idealizou o projeto de Lei que cria um dia específico para o debate do assunto. “O Dia Estadual da Psicofobia tem como objetivo falar, difundir, divulgar informações, esclarecer e desestigmatizar este importante tema para a sociedade sul-mato-grossense”, concluiu.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.