Deputado Jamilson pretende incluir noções de robótica como conteúdo transversal em escolas
Ingressou na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (4) a proposta de inclusão do ensino de noções de robótica como conteúdo transversal no currículo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Essa previsão está no Projeto de Lei 125/2023, apresentado pelo deputado Jamilson Name (PSDB). A ideia é que aulas e projetos sejam realizados em parcerias e convênios com organizações não governamentais.
A robótica está presente em todos os cantos, desde a produção industrial até as mais simples atividades do dia a dia, mas algumas escolas, principalmente da rede pública, ainda não têm acesso a esse tipo de ensino, é essa realidade que a proposição pretende mudar com a promoção da interdisciplinaridade e a integração dos conceitos estão entre os objetivos da proposta.
“A robótica é uma ferramenta para produzir e aprimorar conhecimentos de física e matemática, possibilitando aos alunos aplicarem em seu cotidiano, de forma concreta, o que aprenderam em sala de aula o caráter multidisciplinar da robótica, pois “envolve a combinação de conhecimentos na área da mecânica, artes, matemática, física, design e informática”, salientou o deputado na justificativa do projeto.
Na tramitação, a primeira etapa será a análise de constitucionalidade e outros aspectos legais a ser realizada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).