ALEMS conclui nova etapa para sinal aberto da TV e Rádio institucionais

Imagem: Deputados Paulo Corrêa e Gerson Claro vistoriaram a nova torre nesta quarta-feira
Deputados Paulo Corrêa e Gerson Claro vistoriaram a nova torre nesta quarta-feira
09/05/2023 - 17:10 Por: Osvaldo Júnior e Fabiana Silvestre   Foto: Carlos Godoy


Torre tem 82 metros e foi instalada no estacionamento da ALEMS

Foto: Osmar Chagas

Com a torre já montada, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) está mais próxima de iniciar a transmissão da programação institucional em canal aberto de rádio e televisão. Agora, será erguida a antena e construído o abrigo dos transmissores. O sinal aberto alcançará, inicialmente, Campo Grande e região. Nesta quarta-feira (10), o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), e o 1º secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB), vistoriaram a torre. 

"Estamos muito felizes com mais um canal que estará à disposição da população, levando as informações institucionais da Casa ao Estado", afirmou o presidente Gerson Claro. "Além de ampliar o alcance, tanto da programação da TV quanto da Rádio ALEMS, também buscaremos aprimorar a qualidade do sinal de internet, conversando com as operadoras de telefonia", complementou Paulo Corrêa. 


Trabalho de montagem da torre e demais equipamentos 

Foto: Osmar Chagas

O trabalho para instalação da antena deve iniciar nesta semana e, concluída essa etapa, o abrigo poderá ser construído, conforme informou o arquiteto Neder Schabib Péres, servidor da Casa de Leis. “Temos a torre pronta. Agora vamos subir a antena e os cabos de transmissão. Isso antes do início da construção do abrigo dos transmissores. Em torno de 60 dias para todo o processo ser concluído”, disse.

O arquiteto também detalhou que a torre é metálica, piramidal, tem 70 metros de altura e sete metros quadrados de base. A seu tamanho, somam-se 12 metros de altura do tubulão, estrutura por onde será instalada a antena. “As peças da torre chegaram já galvanizadas. Então, a pintura já foi concluída. A gente está numa parte alta de Campo Grande. Então, a torre com 82 metros vai cobrir grande parte da cidade”, afirmou o arquiteto.

Conquista

Para o deputado Paulo Corrêa, a realização do projeto é motivo de orgulho para o Parlamento. Ele estima que, no segundo semestre deste ano, já seja possível iniciar as transmissões em sinal aberto. “Vamos ver se até agosto ou setembro deste ano, o sinal aberto já esteja funcionando”, projeta. O deputado enfatizou, ainda, que o projeto resulta de parceria com o Senado Federal. “Nós recebemos esse decodificador, que é o sinal que vai nos dar um canal aberto, do Antônio Carlos Magalhães, quando ele era presidente do Senado Federal. Isso foi feito para que as Assembleias pudessem colocar em canal aberto o seu trabalho”, contou o parlamentar.

O sinal aberto é um marco na história da Casa de Leis. A TV e a Rádio ALEMS foram criadas há mais de 20 anos, em novembro de 2001. Com a finalidade de permitir aos cidadãos acompanharem os trabalhos parlamentares, são transmitidas, ao vivo, as sessões plenárias, audiências públicas, reuniões de comissões e eventos realizados na Casa de Leis. Atualmente, a TV ALEMS tem 16 horas diárias de programação (acesse clicando aqui).

A Rádio Web da ALEMS, além das transmissões ao vivo das sessões plenárias e solenes, além das reuniões de comissões parlamentares, produz diariamente boletins com informações sobre as atividades parlamentares, entrevistas com deputados e programas. A programação é marcada também pela valorização da cultura local, por meio de programas musicais. O conteúdo publicado está disponível para download gratuito, no formato MP3 e pode ser ouvido e reproduzido desde que mantenha a edição original, incluindo a assinatura da Rádio Assembleia. Acesse clicando aqui.

Veja abaixo reportagem especial da TV ALEMS sobre o assunto:


 

Colaboraram Fernanda Kintschner e Christiane Mesquita.

Texto atualizado às 13h45 de 10/05/23.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.