Pedofilia: Ação de conscientização nas escolas continua até sexta-feira

Imagem: Deputados falaram sobre o tema durante a sessão plenária desta quarta-feira
Deputados falaram sobre o tema durante a sessão plenária desta quarta-feira
10/05/2023 - 10:49 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar


Ação de panfletagem nas escolas será feita até sexta-feira

Nesta manhã (10), o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos) detalhou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a ação de conscientização nas escolas que integra a Semana de Combate à Pedofilia, instituída pela Lei Estadual 3.707/2009. “Estamos no meio da Semana de Combate à Pedofilia, fruto de uma lei de nossa autoria. A prioridade está sendo a conscientização por meio de panfletagem nas escolas.  Até sexta faremos a ação, e ainda será finalizada a campanha na Rua da Divisão. Isso tudo é feito na perspectiva da defesa da vida, liberdade e da família, na proteção do ser mais frágil, que são nossas crianças”, ressaltou.

“Me lembro de um crime que chocou todo o Hospital Universitário, quando eu era técnico, uma bebê de apenas dez meses violentada pelo padrasto. Estávamos na década de 90 e até hoje não conseguimos mensurar a capacidade que esses têm de fazer algo tão terrível com alguém tão indefeso. Desde 2007 trabalho com o tema na Assembleia Legislativa,  tendo integrado o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política [Fenasp] , e participado de vários seminários em Brasília e outros Estados para debater sobre o assunto”, informou o deputado Professor Rinaldo Modesto.  

O deputado também parabenizou a iniciativa do Governo do Estado em construir o Centro Integrado de Atendimento. “Enalteço a iniciativa do Executivo em adquirir um espaço da união, na frente da Casa da Mulher Brasileira, onde será construído o Centro de Atendimento à Criança e Adolescência. E também enalteço o atendimento que já existe na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente [DPCA] ao Centro Especializado de Polícia Integrada [Cepol] que está atendendo no período noturno aos finais de semana e feriado”, destacou.

“O apoio do Governo é fundamental, e todos nós, Ministério Público, e Defensoria Pública, os conselhos tutelares, se estivermos todos de mão dadas, iremos ajudar a salvar as crianças. É importante ter projetos sociais no contraturno da escola, um atendimento na sua integralidade. O poder público deve criar mecanismos para haja atividades físicas e culturais no contraturno para formar uma sociedade mais fraterna e tolerante, acima de tudo proteger aqueles que mais precisam”, completou.

O deputado Antonio Vaz (Republicanos) reiterou que a causa é nobre e a luta deve ser constante. “Nos dias em que vivemos hoje, há uma propagação maior desses acontecimentos e facilidade para que os pedófilos venham agir com mais frequência. Há vários projetos defensores desta causa. Convido o senhor para receber a ex-ministra Damares Alves amanhã que estará aqui em Mato Grosso do Sul, falando sobre o assunto, ela que fala com propriedade e já sofreu violência sexual. Quanto mais pessoas estiverem lutando, teremos grande êxito. É necessário haver leis mais rígidas para que essas pessoas venham a pagar e pensar duas vezes em cometer um crime bárbaro como esse. Esses crimes são absurdos, e acontecem, na maioria das vezes, dentro da própria casa. Conte comigo”, declarou.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.