Ordem do Dia: Revisão geral do subsídio dos servidores vai à Redação Final

Imagem: Sessões são transmitidas ao vivo pelo YouTube Oficial da Casa de Leis, Facebook e Canal 9 da NET
Sessões são transmitidas ao vivo pelo YouTube Oficial da Casa de Leis, Facebook e Canal 9 da NET
10/05/2023 - 11:12 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Os deputados votaram cinco projetos na manhã desta quarta-feira (10), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As sessões são realizadas no Plenário Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais: TV ALEMSRádio ALEMSPortal da ALEMSYoutube e Facebook. A pauta de votação é disponibilizada por este link.

Segunda discussão

O Projeto de Lei 110/2023, do Poder Executivo, foi aprovado por maioria e vai à redação final por ter sofrido emenda. A matéria estabelece revisão geral anual do vencimento-base ou o subsídio dos servidores públicos efetivos ou empregados públicos, em 5%. A matéria exclui os servidores da Educação, que tem a data base em outubro – saiba mais aqui. Em aparte, Gleice Jane (PT), explicou que a matéria teve apoio de sua bancada, pois o Governo teria assumido compromisso com os servidores da Educação, em discutir a carreira dos administrativos e a situação dos contratados.

Primeira discussão

Em primeira discussão, três projetos foram aprovados. Projeto de Lei 121/2023, também do Poder Executivo, que institui o “Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de ônibus - Voucher Transportador” foi aprovado e segue para análise das comissões de mérito. A finalidade, conforme o Governo, é “atender às diretrizes de empregabilidade, de inclusão social e de inserção no mercado de trabalho de motoristas condutores de transporte de cargas e de passageiros habilitados nas categorias e nas gradações exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro”.

Projeto de Lei 59/2023, de autoria do deputado Rafael Tavares (PRTB) foi aprovado por maioria. A proposição “estabelece o sexo biológico como único critério para definição do gênero dos esportistas em competições esportivas profissionais no Estado”. A proposta segue para análise das comissões de mérito.

Também em primeira discussão, o Projeto de Lei 85/2023, do deputado Jamilson Name (PSDB) foi aprovado por unanimidade dos presentes e segue para análise das comissões de mérito. A proposta torna obrigatória a assinatura física das pessoas idosas em contratos de crédito, firmados por meio eletrônico ou telefônico.

Discussão única

Em discussão única, deputados aprovaram o Projeto de Resolução 06/2023, da Mesa Diretora. A proposta institui a Comenda de Mérito Legislativo para comemoração dos 30 anos do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Segue ao expediente para promulgação.

Participação online

O presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), relembrou aos deputados, que já foi publicada em Diário Oficial a alteração no Regimento Interno da Casa de Leis, que prevê a possibilidade de participações remotas nas sessões plenárias. “Quero reforçar aos deputados, que a partir da publicação, as manifestações remotas serão somente na votação da Ordem do Dia. Deveremos também preservar o rigor da vestimenta. É vedada a participação no Pequeno e Grande Expediente”, disse Gerson Claro. Leia aqui todas as informações.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.