Proposta quer instituir Plano Estadual de Leitura no MS

Imagem: A proposta prevê a democratização do acesso aos livros e ainda valorização da leitura.
A proposta prevê a democratização do acesso aos livros e ainda valorização da leitura.
11/05/2023 - 10:05 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

O Mato Grosso do Sul pode ganhar um Plano Estadual de Leitura, caso o Projeto de Lei apresentado nesta quinta-feira (11) seja aprovado. A proposta, apresentada pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos), tem o intuito de assegurar a todos o acesso aos livros e à literatura.

Vaz explicou que o projeto é destinado a promover “o nível educacional, por meio da leitura, formação de sociedade leitora e produção literária, eleva seu universo cultural, sendo ferramenta indispensável no incremento educacional da sociedade”.  Com isso, a proposta prevê a democratização do acesso aos livros, a valorização da leitura, a defesa e a promoção da diversidade cultural e de pensamento, assim como a promoção de integração entre bibliotecas, escolas e espaços dedicados à leitura. Veja na íntegra no Sistema Legislativo.

Na justificativa, o parlamentar ainda apresentou Pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, em que a porcentagem de declarados leitores à pesquisa caiu de 56% para 52%, com baixa de 4,6 milhões de pessoas. A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.