Ler é Viver tem visita à casa de Manoel de Barros, livro de contos e as obras mais lidas

Imagem: Os dez livros mais emprestados em 2022 pela Biblioteca Isaias Paim contemplam várias temáticas; este é um dos assuntos do Ler é Viver
Os dez livros mais emprestados em 2022 pela Biblioteca Isaias Paim contemplam várias temáticas; este é um dos assuntos do Ler é Viver
11/05/2023 - 16:24 Por: João Grilo   Foto: Reprodução TV ALEMS

A escritora e psicanalista Isloany Machado lançou recentemente seu livro de contos ‘Voo Solo’, que mostra uma narradora questionando o peso da própria existência, com temáticas que vão desde o abandono da culpa às dores de ser filha, assim como a maternidade. Ela participa do programa Ler é Viver que entrou nesta quinta-feira (11) na grade da TV ALEMS, e que também mostra quais foram os dez livros mais emprestados pela Biblioteca Estadual Isaias Paim em 2022 e visita realizada à Casa Quintal Manoel de Barros, onde o poeta viveu durante as últimas três décadas de sua vida, e que foi transformada num espaço cultural inaugurado em setembro do ano passado.


Isloany Machado fala sobre seu livro de contos "Voo Solo" 

Isloany Machado, que também é autora do blog ‘Costurando Palavras – Ludibriando o Real’, com textos sobre psicanálise, literatura e seus escritos literários, lançou em março, na Casa de Ensaio, o livro de contos ‘Voo solo’, quarto da carreira. A obra é publicada pela Cas’a Edições e mostra uma narradora questionando o peso da própria existência, com temáticas que vão desde o abandono da culpa às dores de ser filha, assim como a maternidade.

O quarto livro de Isloany Machado pode ser lido de forma desmembrada e conta com texto de orelha e posfácio escritos pelo escritor Henrique Pimenta e pela professora doutora Rosana Zanelatto, que dá aulas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O conto ‘Fotografia’, que faz parte de ‘Voo solo’, foi finalista do prêmio Off Flip 2022, ligado à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)


Jornalista João Humberto fez o tour poético com a guia Raylla Mirela

Autora dos livros ‘Costurando palavras’ e ‘Em defesa dos avessos humanos’, publicados pela Life Editora, respectivamente em 2012 e 2014, além de ‘Nau dos amoucos’, publicado em 2017 pela Editora Metamorfose, Isloany possui uma clínica em Campo Grande e é membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, do Fórum do Campo Laca

niano de Mato Grosso do Sul e do Ágora Instituto Lacaniano. Além disso, é bacharel e mestra em Psicologia pela UFMS.

Livros mais emprestados

Com acervo de mais de dez mil livros disponíveis para empréstimo, as obras mais consumidas em 2022 foram ‘Diário de um banana’, ‘1984’, ‘A revolução dos bichos’, ‘Admirável mundo novo’, ‘Jogos vorazes’, ‘O pequeno príncipe’, ‘A elite’, ‘O príncipe’, ‘Ensaio sobre a cegueira’ e o mangá ‘Dragon ball’. Quem fala a respeito deles são a jornalista Herma Aafke, o consultor de livros Judar Reis, a produtora cultural e mediadora literária Marcelle Saboya, e o quadrinista e ilustrador Fred Hildebrand.

Cerca de 20 livros são emprestados diariamente no local, que funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30. Os empréstimos são gratuitos e para isso é necessário fazer a carteirinha, levando um documento com foto e comprovante de residência. O documento fica pronto na hora.

Manoel de Barros


Fachada da casa que Manoel de Barros morou por quase três décadas

Matéria sobre a casa em que Manoel de Barros viveu durante as últimas três décadas de sua vida e que foi transformada num espaço cultural inaugurado em setembro de 2022, também pode ser conferida nessa edição do Ler é Viver. Tomada por detalhes deixados pelo escritor, o espaço tem poema inédito, acervo de cartas e itens que vão desde seu relógio até os últimos lápis.

A Casa Quintal Manoel de Barros está localizada na rua Piratininga, 363, no Jardim dos Estados, em Campo Grande, e foi criada por um movimento de artistas e produtores de Mato Grosso do Sul. Entidades como a Fundação Nelito Câmara, mantêm a engrenagem funcionando.

O local está aberto ao público para parcerias, sendo que as visitas podem ser feitas a partir de agendamento na plataforma Sympla.

Ler é Viver

A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura e divulgar ações que dignificam a arte literária são os principais objetivos do programa Ler é Viver.

O programa pode ser conferido na TV ALEMS (canal 9 da NET) nas segundas, às 18h30, quartas às 17h15, quintas às 14h, sábados às 7h30 e domingos às 12h45, no YouTube da Assembleia MS ou no site www.al.ms.gov.br/tvassembleia.

Confira o programa na íntegra:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.