Pneumologista aborda sobre doenças respiratórias e síndrome pós-Covid

Imagem: Médico pneumologista Ronaldo Perches Queiroz é o entrevistado do programa Saúde em Foco
Médico pneumologista Ronaldo Perches Queiroz é o entrevistado do programa Saúde em Foco
16/05/2023 - 15:58 Por: Ana Paula Gimenes   Foto: Reprodução TV ALEMS

Com a chegada do outono e a proximidade ao inverno as pessoas ficam mais suscetíveis à irritação das mucosas e as doenças respiratórias em razão dos dias serem mais secos e com maior concentração de poluentes. Por isso, o médico pneumologista Ronaldo Perches Queiroz, alerta sobre a relevância de reforçar os cuidados com a saúde.

De acordo com o especialista, é importante que os portadores de doenças respiratórias crônicas façam o uso da medicação e check-ups regularmente. Muitos pacientes por falta de esclarecimento acabam negligenciando o tratamento e apenas usam medicação quando entram em crise.

Ronaldo Queiroz também abordou sobre a síndrome pós- Covid, quais os principais sintomas persistentes e as sequelas do coronavírus que podem afetar a qualidade de vida. Entenda por que, mesmo após cura, nenhum mal-estar deve ser menosprezado.  “A pandemia de Covid acabou, mas agora é preciso se preocupar com uma possível epidemia subjacente mais silenciosa, a síndrome pós- Covid, que em alguns casos pode levar até ao afastamento de trabalho”, afirma o especialista.

Segundo estudos as principais manifestações do pós-Covid são: fadiga; falta de ar; dores de cabeça; queda de cabelo; tromboses; dificuldades de linguagem, raciocínio e memória, entre outros.

Confira o programa Saúde em Foco e saiba mais sobre a síndrome pós -Covid . O programa é exibido ao longo da programação, canal 9 NET TV ou pelo canal oficial do YouTube da Assembleia Legislativa MS.

Veja o programa na íntegra:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.