Portadora de fibromialgia pede apoio para retomada de tratamento em unidade de saúde

Imagem: A fibromialgia é uma doença crônica que atinge 6% da população
A fibromialgia é uma doença crônica que atinge 6% da população
18/05/2023 - 11:14 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Glaucia Jandre

Maria de Souza foi a segunda pessoa diagnosticada com a Síndrome de Fibromialgia em Mato Grosso do Sul. Há 19 anos, ela deu início ao tratamento no Hospital Universitário (HU), em Campo Grande. Nesta quinta-feira (18), ela participou da sessão ordinária para informar que o serviço deixou de ser oferecido pela unidade de saúde e pediu apoio dos deputados para que o atendimento retorne com urgência.

“Quem tem fibromialgia sofre 24 horas de dor. Com a extinção do serviço de tratamento no HU, ficamos abandonados. Levei um ano e três meses para conseguir um médico no CEM [Centro de Especialidades Médicas]. Peço ajuda dos deputados para levantarem a bandeira das pessoas acometidas pela fibromialgia”, disse Maria.

O deputado Pedro Kemp (PT) afirmou que apresentará um requerimento à direção do HU, solicitando o retornar do atendimento especializado. O parlamentar é autor da Lei 5.452 de 2019, que incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia, comemorado, anualmente, em 12 de maio.

A fibromialgia é uma doença crônica, que atinge 6% da população mundial.  Cerca de quatro milhões de brasileiros têm a síndrome, que é caracterizada, principalmente, pela dor muscular e esquelética e fadiga. A dor não apresenta uma causa clara, ou seja, não é acompanhada de lesão e inflamação, por exemplo.

O parlamentar também é o autor da Lei 5.450, que inclui as pessoas com fibromialgia no rol dos beneficiários de atendimento prioritário. Saiba mais sobre a norma aqui.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.