Medula óssea: Como 10 ml de sangue descobre servidor da ALEMS 100% compatível

Imagem: Alessandro foi encontrado como doador compatível com pessoa brasileira fora de seu círculo familiar - probabilidade é uma em 100 mil
Alessandro foi encontrado como doador compatível com pessoa brasileira fora de seu círculo familiar - probabilidade é uma em 100 mil
19/05/2023 - 11:29 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

Você sabia que apenas 10 ml de sangue pode te levar a salvar uma vida? Essa é quantidade necessária para se cadastrar no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), do qual o servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Alessandro Nahabedian faz parte. Por ele, sua identificação como doador 100% compatível foi anunciada nesta semana.

“Ligaram e estou em êxtase. Graças a Deus posso ter essa oportunidade de salvar alguém”, disse Alessandro, emocionado. Com o contato, ele retornou ao Hemosul de Campo Grande para uma nova coleta de sangue, para confirmar a compatibilidade. “Em duas semanas ligaram de novo confirmando 100%. Há 18 anos eu doo sangue e fui cadastrado no Redome. É uma felicidade indescritível, minha família está em festa”, conta o servidor.

Dia 5 de junho ele viaja para Belo Horizonte, Minas Gerais, fazer uma bateria de exames e dia 25 do mesmo mês retorna à mesma cidade para a internação de doação. “A operação é simples. Fazem uma punção na sua medula e já passa para a pessoa na hora. O procedimento é rápido, mas fico ainda mais dois dias em observação. Mesmo que tenha alguma dor no pós-operatório eu estou preparado. Tudo vale a pena para salvar uma vida. Eu convido a todos para se cadastrar e abrir essa possibilidade de também”, contou Alessandro – saiba todo o procedimento aqui.

Um em 1 milhão

A compatibilidade para a doação primeiro é buscada no âmbito familiar, em que se tem 25% de chances entre irmãos e pais – reveja a história de Alcindo, ex-servidor da ALEMS que foi abençoado com dois irmãos compatíveis, quando lutou contra a leucemia. Na sequência é feita a busca nacional pelo Redome e, por conseguinte, a busca no cadastro internacional – saiba mais aqui.


Servidora Vanessa doou medula a menino na Turquia - Arquivo pessoal

De acordo com o Hemosul, a chance de compatibilidade de medula óssea no Brasil é de uma em 100 mil. Com alguém de outro país é de uma em um milhão. Esta foi a compatibilidade de Vanessa Mansano, assessora de gabinete parlamentar na ALEMS, que em 2014 foi chamada para doar ao menino Mustafa, de apenas 8 anos, morador de Konya, na Turquia. Conheça também essa história relendo esta matéria aqui.

Assim como Vanessa, Alessandro só descobrirá a quem vai doar no momento da operação. “As informações são sigilosas. Seja um pai de família, uma criança, quem quer que seja, eu não vou desistir. Se coloca no lugar da pessoa e se fosse eu esperando uma doação?”, comparou. A responsabilidade do doador é grande. “Estou me cuidando ao máximo, não posso ficar doente nesse meio tempo da doação. Não bebo, não fumo. Avisaram que dez dias antes da operação a pessoa que espera minha medula toma um remédio para terminar de ‘matar’ a medula dela para poder receber a minha. É uma grande responsabilidade, mas estarei pronto para doar”, considerou Alessandro Nahabedian.


Doação é aberta a toda população

Doe sangue na ALEMS e se cadastre na Redome

ALEMS convida toda a população para doar sangue na próxima quinta-feira, 25 de maio, em ação realizada pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, em parceria com o Hemosul e a Sefaz, nas dependências do Parlamento, em que será montada toda a estrutura para receber as doações das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Sala Multiuso, Setor B,– saiba tudo aqui.

Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, mais de 51kg e bom estado geral de saúde. Há algumas doenças e medicamentos que impedem a doação – saiba todos os critérios aqui. Na ocasião será possível se cadastrar no Redome com a separação dos 10 ml de sangue da doação – veja os critérios para ser um doador aqui. Também há algumas doenças impeditivas ao cadastro no Redome,  saiba quais são aqui

A ALEMS fica no Bloco 9, do Parque dos Poderes (primeiro prédio na entrada da Avenida Mato Grosso, em Campo Grande). Informações e cadastro prévio a servidores pelo 67 3389-6261 ou 6474.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.