Tribuna: Desenvolvimento da região do Vale Ivinhema é o assunto

Imagem: O deputado Roberto Hashioka falou sobre a construção da interligação dos dois estados
O deputado Roberto Hashioka falou sobre a construção da interligação dos dois estados
25/05/2023 - 14:56 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

A manifestação externa que aconteceu nesta manhã (25) na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi sobre a interligação entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná, movimento liderado há 10 anos pela Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar). Em fase de realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, a expectativa é que o projeto avance e permita o desenvolvimento das regiões do Vale do Ivinhema em Mato Grosso do Sul, e o Noroeste do Paraná.

O presidente da Socipar, Demerval Adilson Silvestre, pediu a participação de todos na concretização do projeto. “Agradeço a oportunidade de estarmos aqui para falarmos sobre o importante projeto que iniciou com o então prefeito Roberto Hashioka, em 2013, que nos recebeu e fez uma grande audiência pública com autoridades de Vale do Ivinhema. Em seguida trouxemos uma grande caravana do Paraná para reunião com o Governo do Estado, para que pudéssemos viabilizar esse projeto tão importante tanto para o Paraná quanto para o Mato Grosso do Sul. Estávamos começando, agora somos 210 lideranças entre pessoas e entidades”, informou.

Demerval Adilson Silvestre ainda destacou a necessidade de união de todos. “Hoje estamos fazendo esse trabalho, o movimento da sociedade civil é partidário. O nosso partido é o Brasil. Queremos trazer riqueza para o Estado, ter um Estado ser progressista, melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano [IDH]. Nosso movimento é de voluntários, todos com o objetivo de melhorar as cidades. Convido a todos para uma audiência no dia 7 de junho, às 15h, com a Itaipu, sobre esse projeto da ponte”, concluiu.

O empreendimento contempla a construção de uma ponte com extensão de 2 quilômetros para a transposição do Rio Paraná, está em fase atual de realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com recursos alocados pela Itaipu Binacional , após convênio firmado entre os governos do Paraná e Mato Grosso do Sul. Um importante corredor logístico que vai integrar os estados, e ainda levar desenvolvimento econômico, e encurtar distâncias até o Porto Paranaguá, fomentando o Turismo

O deputado Roberto Hashioka fala sobre a descontinuidade da BR-163. “Eu conheço bem a região do Vale do Ivinhema, do Taquarussu, Batayporã, e Nova Andradina. E também no resto do Paraná, e por ser engenheiro rodoviário, ao longo do tempo percebi a importância da interligação da BR-376, que sofre um processo de descontinuidade em Nova Andradina e Nova Londrina, no Paraná. A construção desta ligação que é por meio da ponte, a transposição do Rio Paraná é muito importante, para a exportação de grãos com menor custo de frete e menor distância. Precisamos reconhecer o trabalho da Socipar. Foram sempre receptivos e ativos e conseguiram interlocução com a Itaipu, que está viabilizando financeiramente os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental”, explicou.

Moção de Congratulação


Representantes da Socipar recebem Moção de Congratulação

Demerval Silvestre, junto aos representantes da Socipar, recebeu Moção de Congratulação, em que a sociedade civil é reconhecida por dedicar especial atenção às tratativas da integração de Mato Grosso do Sul e Paraná, pois exerceu papel precursor e participação atuante em audiências públicas realizadas em favor da viabilidade deste importante corredor logístico. 

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.