Lei: Pessoas com TDAH e dislexia terão atendimento especializado em concursos 

Imagem: O deputado estadual Neno Razuk é o autor da proposta
O deputado estadual Neno Razuk é o autor da proposta
29/05/2023 - 08:08 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia têm direito a atendimento especializado quando da realização de concursos públicos e vestibulares no Mato Grosso do Sul. É o que determina a Lei 6.058 de 2023, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (29).

Para os efeitos da nova lei, o atendimento especializado se dará por meio de: tempo adicional de uma hora para os candidatos inscritos com TDAH e dislexia realizarem suas provas; profissional ledor para auxiliar na leitura das provas dos candidatos, profissional transcritor para auxiliar na escrita e preenchimento do cartão-resposta das provas dos candidatos e sala diferenciada.

Conforme a nova norma, o atendimento especializado para as provas será disponibilizado para os candidatos que comprovarem a condição por meio de laudo médico e/ou de profissional especializado.

Os editais de concursos públicos e de vestibulares deverão informar, de maneira clara e objetiva, as normas que regem a determinada necessidade de atendimento especializado às pessoas com TDAH e dislexia, com a finalidade de garantir o direito de concorrer em igualdade de condições com os demais inscritos.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.